JC RECALL DE MARCAS 2025 | Patrocinada

Tambaú é destaque no JC Recall de Marcas 2025, unindo tradição, inovação e sustentabilidade

Reconhecida pelos pernambucanos, a Tambaú se destaca ao unir sabor regional, estratégias criativas e responsabilidade ambiental no mercado

Por Alice Lins Publicado em 21/05/2025 às 23:40

A Tambaú é destaque no JC Recall de Marcas 2025 ao conquistar o primeiro lugar nas categorias Catchup e Doce de Goiabada. A premiação reforça o protagonismo da marca no setor alimentício nordestino e reconhece a combinação entre tradição e inovação que vem guiando a trajetória da empresa.

Com forte presença no mercado e estratégias voltadas para a experiência do consumidor, a Tambaú se consolida como sinônimo de sabor e identidade regional.

"É um grande motivo de orgulho para nós. Conquistar mais uma vez a premiação mostra o reconhecimento do nosso trabalho árduo, dedicação e compromisso com os nossos consumidores", declara Raissa Gonçalves, gerente de marketing da Tambaú.

EDSON JR./JC IMAGEM
Raissa Gonçalves, gerente de marketing da Tambaú - EDSON JR./JC IMAGEM

Referência no nordeste

Apesar de serem produtos tradicionais no imaginário do consumidor, o catchup e a goiabada da Tambaú conseguiram se reinventar e ampliar a presença nas mesas nordestinas com criatividade e ousadia. A marca transformou seu catchup em líder de consumo regional, sem perder a essência que a tornou querida.

"A Tambaú não somente se transformou numa referência para os pernambucanos, como também para toda a Região Nordeste. Segundo uma pesquisa realizada, recentemente, pela Scanntech, o nosso catchup é o mais consumido em todo o Nordeste. Nós estamos sempre buscando inovar, em embalagem e novas receitas de produtos, inclusive na própria categoria de catchup", explica.

A marca tem investido em pesquisas de comportamento de consumo e em desenvolvimento de novos sabores que despertem a curiosidade e agradem aos mais diversos paladares, sempre mantendo a essência regional como diferencial competitivo.

"Para proporcionar experiências gastronômicas diferenciadas para os consumidores, ano passado, reforçamos a nossa linha premium com o lançamento do Catchup Premium com Goiabada. O produto, inovador dentro do portfólio da marca, traz em sua receita a união do sabor do catchup, campeão de vendas, com os ingredientes da tradicional goiabada, que está enraizada na mente dos consumidores", afirma.

Identificação com o consumidor

Além da constante atualização dos produtos, a Tambaú aposta fortemente em comunicação e ações que gerem identificação com o público. A marca investe em patrocínios e campanhas que vão além do alcance: o foco está em criar laços com o consumidor.

"Primeiramente, a Tambaú preza por estabelecer parcerias e investir em patrocínio que estão de acordo com os nossos valores e tenham conexão com o nosso público, o que é extremamente importante. Queremos sempre alcançar novos públicos, principalmente, o público jovem. Como prova disso, criamos dois mascotes da marca, os tomatinhos Tomás e Tinho", diz.

"Queremos nos relacionar com o universo da gastronomia, casa e família, para criar conexão com o público e proporcionar o sentimento de memórias afetivas, através das experiências dos consumidores com os nossos produtos. Nossas campanhas veiculadas são de forma 360º, com produção própria de conteúdo digital", comenta.

Divulgação/Tambaú
A goiabada da Tambaú reinventa e amplia a presença nas mesas nordestinas com criatividade e ousadia - Divulgação/Tambaú

Sustentabilidade

O crescimento da empresa também passa por avanços estruturais. A ampliação da capacidade logística, incluindo a frota de veículos, faz parte da estratégia para entregar mais rápido e com mais eficiência, sem descuidar da pauta ambiental, um dos pilares atuais da Tambaú.

"A ampliação de frotas de veículos tem o objetivo de otimizar o tempo de entrega dos produtos, elevando o nível de satisfação dos nossos clientes. Essa estratégia é alinhada com a sustentabilidade por meio de ações que minimizam os impactos ambientais, ao mesmo tempo, em que aumenta a eficiência logística", reafirma Raissa.

"Ao integrar essas práticas, a Tambaú demonstra que é possível expandir operações logísticas sem abrir mão da responsabilidade ambiental. Isso é possível através de adoção de caminhões que geram menos gases poluentes, planejamento logístico inteligente com uma roteirização otimizada, para ter menos caminhões nas estradas", finaliza.

Compartilhe