JC RECALL DE MARCAS 2025 | Patrocinada

Senac Pernambuco reforça compromisso com transformação social e inovação

Com presença marcante no estado, Senac Pernambuco celebra destaque no JC Recall de Marcas 2025 e reforça seu papel na educação profissionalizante

Por Alice Lins Publicado em 21/05/2025 às 23:25 | Atualizado em 23/05/2025 às 15:09

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Pernambuco conquistou um lugar de destaque no JC Recall de Marcas 2025, ficando entre os três mais lembrados na categoria Curso Profissionalizante. A premiação reconhece as marcas mais presentes na memória afetiva e de confiança dos pernambucanos. O feito consolida o Senac como referência em formação profissional de excelência e em transformação social por meio da educação.

"Estar entre as três marcas mais lembradas em um prêmio com a credibilidade do JC Recall é motivo de grande satisfação para todos que fazem o Senac Pernambuco. Essa lembrança reafirma o compromisso da instituição com a excelência na educação profissional e nos impulsiona a seguir inovando, promovendo transformação social e impactando positivamente a vida de milhares de pernambucanos e pernambucanas", celebra Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

O destaque no prêmio é fruto de um trabalho estruturado em pilares sólidos: excelência técnica, escuta ativa das necessidades do mercado e compromisso com a inclusão. Com uma equipe qualificada, uma oferta formativa atualizada e uma atuação descentralizada que chega a todas as regiões de Pernambuco, o Senac reafirma sua missão de formar profissionais prontos para o mundo do trabalho.

"Além disso, investimos fortemente em inovação, tecnologia e metodologias de ensino que colocam o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem", afirma.

Edson Jr./JC Imagem
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE - Edson Jr./JC Imagem

Inovação e desenvolvimento socioeconômico

A atuação do Senac vai muito além das salas de aula. Programas como o DEL Turismo, por exemplo, vêm transformando comunidades e impulsionando práticas sustentáveis. A iniciativa, implantada em localidades como Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha, já coleciona prêmios e reconhecimentos internacionais, como o selo Green Destinations e o Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America.

"Por meio da nossa atuação em programas como o DEL Turismo, com projetos de inovação e sustentabilidade, e com a expansão de novas unidades e tecnologias educacionais, geramos impactos reais nos territórios onde estamos inseridos. Somente em 2024, capacitamos mais de 40 mil pessoas para o mercado de trabalho por meio de cursos de Educação Profissional, em 98 municípios pernambucanos, além de realizar 697.037 atendimentos em serviço diversos nas nossas Unidades", Peixoto esclarece.

Métodos sustentáveis e tecnológicos

No campo da inovação e sustentabilidade, o Senac também tem dado passos firmes.

"Nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade é contínuo. Recentemente, inauguramos modernas usinas solares em Caruaru e Petrolina, e já estamos em fase de implantação de uma nova em Serra Talhada. Essas ações nos permitem reduzir custos operacionais e contribuir para a preservação ambiental", diz.

Além disso, a criação da incubadora i.de.i.a.S., voltada para o desenvolvimento de soluções inovadoras, rendeu à instituição o primeiro lugar no Inova, premiação nacional do Senac.

"Também implantamos um Laboratório de Simulação Realística para o curso Técnico em Enfermagem, com tecnologia de ponta que simula cenários clínicos de alta complexidade. São investimentos que reforçam nosso posicionamento como referência em educação profissional de qualidade e conectada com o futuro", informa.

Inclusão produtiva

Um dos grandes destaques da instituição é o Programa Senac de Gratuidade (PSG). Com investimento de mais de R$ 60 milhões em 2024, o programa viabilizou 7.743 matrículas e ofereceu mais de 2,1 milhões de horas de formação gratuita em áreas estratégicas como saúde, TI, logística, gastronomia e turismo.

"O PSG é uma das iniciativas mais representativas do nosso compromisso com a transformação social e a inclusão produtiva. Pensado como um instrumento de acesso à educação profissional para brasileiros de baixa renda, o programa garante formação gratuita e de qualidade a pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos, muitas vezes, seu primeiro contato com uma qualificação voltada ao mercado de trabalho", explica.

Divulgação/Senac
O Senac investe em metodologias de ensino que colocam o aluno como protagonista - Divulgação/Senac

Em especial no interior do estado, o PSG tem sido a principal porta de entrada para o mercado de trabalho, promovendo inclusão, geração de renda e novas perspectivas de vida.

Para levar inovação e educação de qualidade a todas as regiões do estado, inclusive às mais distantes, o Senac Pernambuco investiu no aprimoramento de suas unidades móveis, que funcionam como verdadeiros laboratórios sobre rodas.

As carretas-escola possuem 13 unidades no total, três novas com tecnologias de extensão, sendo uma de gastronomia e duas de inovação (Smart Labs). Nessas últimas, é possível desenvolver competências em design, prototipagem e outras tecnologias emergentes, aproximando ainda mais os estudantes do que há de mais atual no mercado.

"Um dos destaques dessas novas unidades móveis é a tecnologia de extensão do ambiente interno. Por meio de um sistema retrátil nas laterais, a área útil das carretas salta de 35m² para 57,5m², oferecendo mais conforto e melhor aproveitamento dos espaços para atividades práticas e teóricas", clarifica.

"Elas também contam com portas do tipo aviônica, que oferecem maior segurança e praticidade, e portas elevatórias automatizadas para pessoas com deficiência (PcD), garantindo acessibilidade a todos os públicos. Tudo isso para garantir que nossos alunos estejam preparados para um mercado cada vez mais digital, dinâmico e competitivo".

Planos e investimentos para o futuro

Com mais de R$ 147 milhões já investidos em obras no estado, o Senac segue em ritmo acelerado de crescimento.

Entre os destaques, estão a requalificação do edifício José de Anchieta, no Recife, com 13 laboratórios e 9 salas de aula modernas, e a construção da primeira Unidade de Educação Profissional em Jaboatão dos Guararapes, que atenderá mais de 2 mil pessoas por ano, com estrutura voltada para as áreas de TI, saúde, bem-estar, imagem pessoal, idiomas e gastronomia.

"Nosso compromisso é transformar vidas por meio da educação e, com isso, impulsionar o crescimento social e econômico de Pernambuco de forma consciente, inovadora e sustentável", conclui o presidente.

Confira a Revista do JC Recall de Marcas 2025 

Compartilhe

Tags