Senac Pernambuco reforça compromisso com transformação social e inovação
Com presença marcante no estado, Senac Pernambuco celebra destaque no JC Recall de Marcas 2025 e reforça seu papel na educação profissionalizante

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Pernambuco conquistou um lugar de destaque no JC Recall de Marcas 2025, ficando entre os três mais lembrados na categoria Curso Profissionalizante. A premiação reconhece as marcas mais presentes na memória afetiva e de confiança dos pernambucanos. O feito consolida o Senac como referência em formação profissional de excelência e em transformação social por meio da educação.
"Estar entre as três marcas mais lembradas em um prêmio com a credibilidade do JC Recall é motivo de grande satisfação para todos que fazem o Senac Pernambuco. Essa lembrança reafirma o compromisso da instituição com a excelência na educação profissional e nos impulsiona a seguir inovando, promovendo transformação social e impactando positivamente a vida de milhares de pernambucanos e pernambucanas", celebra Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
O destaque no prêmio é fruto de um trabalho estruturado em pilares sólidos: excelência técnica, escuta ativa das necessidades do mercado e compromisso com a inclusão. Com uma equipe qualificada, uma oferta formativa atualizada e uma atuação descentralizada que chega a todas as regiões de Pernambuco, o Senac reafirma sua missão de formar profissionais prontos para o mundo do trabalho.
"Além disso, investimos fortemente em inovação, tecnologia e metodologias de ensino que colocam o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem", afirma.
Inovação e desenvolvimento socioeconômico
A atuação do Senac vai muito além das salas de aula. Programas como o DEL Turismo, por exemplo, vêm transformando comunidades e impulsionando práticas sustentáveis. A iniciativa, implantada em localidades como Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha, já coleciona prêmios e reconhecimentos internacionais, como o selo Green Destinations e o Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America.
"Por meio da nossa atuação em programas como o DEL Turismo, com projetos de inovação e sustentabilidade, e com a expansão de novas unidades e tecnologias educacionais, geramos impactos reais nos territórios onde estamos inseridos. Somente em 2024, capacitamos mais de 40 mil pessoas para o mercado de trabalho por meio de cursos de Educação Profissional, em 98 municípios pernambucanos, além de realizar 697.037 atendimentos em serviço diversos nas nossas Unidades", Peixoto esclarece.
Métodos sustentáveis e tecnológicos
No campo da inovação e sustentabilidade, o Senac também tem dado passos firmes.
"Nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade é contínuo. Recentemente, inauguramos modernas usinas solares em Caruaru e Petrolina, e já estamos em fase de implantação de uma nova em Serra Talhada. Essas ações nos permitem reduzir custos operacionais e contribuir para a preservação ambiental", diz.
Além disso, a criação da incubadora i.de.i.a.S., voltada para o desenvolvimento de soluções inovadoras, rendeu à instituição o primeiro lugar no Inova, premiação nacional do Senac.
"Também implantamos um Laboratório de Simulação Realística para o curso Técnico em Enfermagem, com tecnologia de ponta que simula cenários clínicos de alta complexidade. São investimentos que reforçam nosso posicionamento como referência em educação profissional de qualidade e conectada com o futuro", informa.
Inclusão produtiva
Um dos grandes destaques da instituição é o Programa Senac de Gratuidade (PSG). Com investimento de mais de R$ 60 milhões em 2024, o programa viabilizou 7.743 matrículas e ofereceu mais de 2,1 milhões de horas de formação gratuita em áreas estratégicas como saúde, TI, logística, gastronomia e turismo.
"O PSG é uma das iniciativas mais representativas do nosso compromisso com a transformação social e a inclusão produtiva. Pensado como um instrumento de acesso à educação profissional para brasileiros de baixa renda, o programa garante formação gratuita e de qualidade a pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos, muitas vezes, seu primeiro contato com uma qualificação voltada ao mercado de trabalho", explica.
Em especial no interior do estado, o PSG tem sido a principal porta de entrada para o mercado de trabalho, promovendo inclusão, geração de renda e novas perspectivas de vida.
Para levar inovação e educação de qualidade a todas as regiões do estado, inclusive às mais distantes, o Senac Pernambuco investiu no aprimoramento de suas unidades móveis, que funcionam como verdadeiros laboratórios sobre rodas.
As carretas-escola possuem 13 unidades no total, três novas com tecnologias de extensão, sendo uma de gastronomia e duas de inovação (Smart Labs). Nessas últimas, é possível desenvolver competências em design, prototipagem e outras tecnologias emergentes, aproximando ainda mais os estudantes do que há de mais atual no mercado.
"Um dos destaques dessas novas unidades móveis é a tecnologia de extensão do ambiente interno. Por meio de um sistema retrátil nas laterais, a área útil das carretas salta de 35m² para 57,5m², oferecendo mais conforto e melhor aproveitamento dos espaços para atividades práticas e teóricas", clarifica.
"Elas também contam com portas do tipo aviônica, que oferecem maior segurança e praticidade, e portas elevatórias automatizadas para pessoas com deficiência (PcD), garantindo acessibilidade a todos os públicos. Tudo isso para garantir que nossos alunos estejam preparados para um mercado cada vez mais digital, dinâmico e competitivo".
Planos e investimentos para o futuro
Com mais de R$ 147 milhões já investidos em obras no estado, o Senac segue em ritmo acelerado de crescimento.
Entre os destaques, estão a requalificação do edifício José de Anchieta, no Recife, com 13 laboratórios e 9 salas de aula modernas, e a construção da primeira Unidade de Educação Profissional em Jaboatão dos Guararapes, que atenderá mais de 2 mil pessoas por ano, com estrutura voltada para as áreas de TI, saúde, bem-estar, imagem pessoal, idiomas e gastronomia.
"Nosso compromisso é transformar vidas por meio da educação e, com isso, impulsionar o crescimento social e econômico de Pernambuco de forma consciente, inovadora e sustentável", conclui o presidente.