Entre tradição e inovação, Santa Clara permanece intacto no coração dos consumidores
Com raízes no Nordeste e foco em sustentabilidade, marca celebra novo prêmio e reforça compromisso com inovação, impacto social e conexões verdadeiras

Após se destacar em 2024 com prêmios nas categorias Café e Cafeteria, a marca Santa Clara reafirma a força e tradição ao conquistar o 1º lugar, pelo segundo ano consecutivo, na categoria "Café" do JC Recall de Marcas 2025. A conquista representa um reconhecimento do público à qualidade e ao afeto colocados em cada etapa da produção.
"Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento, pelo segundo ano consecutivo, como a marca mais lembrada na categoria Café. Esse carinho do público reafirma o nosso compromisso com a qualidade e com o afeto que colocamos em cada etapa, do grão até a xícara. Receber esse prêmio é uma honra e também uma responsabilidade: seguimos firmes em nosso propósito de produzir o café mais amado do Norte e Nordeste do Brasil", declara Pedro Lima, presidente do grupo 3Corações.
Com uma trajetória que equilibra tradição e inovação, a Santa Clara mantém o consumidor no centro de decisões estratégicas, investindo em campanhas que vão além da publicidade e criam vínculos reais.
"Acreditamos no prazer das coisas simples e em relações verdadeiras. Por isso, nossas campanhas valorizam experiências autênticas, com personalidades e influenciadores que compartilham nossos valores", destaca. "Apostamos em ações que geram conexão emocional e investimos em comunicação regionalizada, com a presença em eventos locais e um portfólio diverso que acompanha o consumidor em cada fase da vida".
Estratégias de engajamento e conexão com o consumidor
Entre os nomes que personificam essa conexão genuína com o público, destaca-se João Gomes, que assumiu o posto de embaixador da Santa Clara em 2023. A escolha não se deu por acaso: ela reflete uma identificação profunda com os valores e a essência da marca. Como um dos artistas mais autênticos e carismáticos da nova geração da música nordestina, João representa não apenas o orgulho regional, mas também a simplicidade, o afeto e a força das raízes, pilares que também sustentam a história da Santa Clara.
"O que mais pesa é o alinhamento de valores. João Gomes, por exemplo, representa com orgulho o Nordeste e compartilha da nossa paixão por café. Ele foi protagonista da campanha ‘Coisas Simples’, que uniu música e afeto, ao lado de Bráulio Bessa. Valorizamos parcerias que tragam verdade e identificação com nosso público", pontua Pedro Lima.
Métodos sustentáveis
Comprometida com um consumo mais consciente, a Santa Clara também tem apostado em sustentabilidade como base de atuação.
"Atuamos em diversas frentes sustentáveis, como o programa de logística reversa de cápsulas pós-consumo, hoje com mais de 800 pontos de coleta em 12 Estados e o Distrito Federal do Brasil, e temos parcerias sólidas com a eureciclo e o Instituto ABIA para compensação das embalagens".
"Como grupo, investimos em inovação com o Cafeína Hub, que conecta startups a desafios ambientais como tratamento de efluentes e aproveitamento de subprodutos agrícolas, e temos reduzido uso de insumos plásticos e uso de material reciclado nas embalagens de aço", explica.
O Florada, um dos projetos de impacto social da Santa Clara, além de premiada pela ONU, valoriza o protagonismo feminino e tem 100% do lucro revertido para as mulheres responsáveis pelo cultivo, que têm seus rostos estampados nas embalagens. Já contabilizam mais de 5 mil cafeicultoras impactadas e 265 toneladas de microlotes de cafés de alta qualidade comercializadas.
A aceitação dessas iniciativas pelo público tem sido positiva, e uma delas é o programa de logística reversa de cápsulas, atuando na reciclagem e gestão de resíduos. "Os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto de suas escolhas e valorizam marcas que oferecem alternativas sustentáveis. Nosso programa, que conta com mais de 100 cooperativas envolvidas, gera impacto social ao aumentar a renda dos catadores, além de garantir reciclagem e compostagem dos resíduos", afirma.
Perspectivas para o futuro
A marca mira alto, mas com os pés firmes no chão.
"Melhorar o mundo por meio do amor pelo café começa com o respeito à cadeia produtiva e passa pela valorização do pequeno produtor, da agricultura familiar, da diversidade e da sustentabilidade. Acreditamos em um futuro construído por conexões humanas, por isso continuamos investindo fortemente em iniciativas que promovem impacto social positivo, como o programa Florada e o projeto Tribos, além de apoio a instituições sociais", reafirma Pedro.
"Também seguimos atentos à inovação, ao desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis, ao estímulo à economia circular e à educação do consumidor. Nossas ações são voltadas a promover transformação, gerar renda, ampliar oportunidades e representar verdadeiramente as regiões que nos formam", finaliza.