Além do Nordeste, Ferreira Costa aposta em expansão para outras regiões e aplicativo próprio
Empresa tem história sólida, com início em Garanhuns, e foco nos clientes

Do Agreste pernambucano para cinco estados do Nordeste. A Ferreira Costa traz o compromisso com o seu consumidor e a busca por oferecer as melhores soluções na sua história. Com oito lojas espalhadas pela cidades de: Garannhus (PE), Recife (PE), Caruaru (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Natal (RN), a empresa tem ainda dois centros de distribuição e algumas novas lojas no plano de expansão na Bahia, no Ceará e no Distrito Federal (Brasília). Além disso, o e-commerce, com entrega para todo o Brasil, reforça a força da marca no setor de material de construção, o qual figurou entre os três primeiros lugares do JC Recall de Marcas.
“Somos uma empresa centenária, que nasceu no Agreste pernambucano e, ao longo de todos esses anos, cultivamos a mesma essência e os mesmos valores. Com trabalho duro, honestidade e um pensamento inovador, independentemente da geração, buscamos encantar os nossos clientes pensando nos detalhes”, detalha Flávia Chiba, gerente de Marketing e E-Commerce da Ferreira Costa.
Flávia Chiba, gerente de Marketing e E-Commerce da Ferreira Costa - Divulgação/Ferreira Costa
“Esses valores são passados de geração em geração e é o que move nossas pessoas todos os dias. O cuidado com o cliente está presente em nosso dia a dia. É nossa missão diária facilitar a vida do cliente, oferecendo a melhor experiência em atendimento e serviços, para que resolvam tudo de suas casas ou negócios num só lugar. Isso é o que fazemos consistentemente ao longo de todos esses anos”, complementa Flávia.
Mudanças fazem parte da história
A Ferreira Costa nasceu em Garanhuns, em 1884, como um armazém de secos e molhados. Ao longo dos anos, e observando a mudança das necessidades das pessoas, a empresa foi se adaptando, mas sempre em busca das melhores soluções para os clientes.
Primeira fachada da loja de Garanhuns, agreste de Pernambuco - Divulgação/Ferreira Costa
Hoje, a Ferreira Costa investe em tecnologia para entender a necessidade do consumidor e trazer novidades e lançamentos em produtos e serviços do segmento. Com a internet e o avanço dos varejos no digital, as pessoas mudaram sua forma de consumir e comprar. Adequar-se ao que o consumidor pede significa continuar sendo relevante. Por isso, ao longo dos anos, a empresa, que completa 138 anos de história em 2022, trouxe novas categorias de produtos com o objetivo de ser a solução para qualquer necessidade para casa, construção e decoração.
“O foco que temos nas pessoas é um grande diferencial nosso, sejam nossas pessoas, clientes, fornecedores e parceiros. Construímos relações de confiança, de forma séria, em todas as comunidades onde atuamos. Falando de nossos colaboradores, são eles que fazem todos os dias nosso negócio acontecer. Focamos muito em atendimento e este é feito de pessoas para pessoas. Além disso, cuidamos dos detalhes. Um de nossos valores é: encantamos nosso cliente pensando nos detalhes. É em busca do encantamento que trabalhamos todos os dias. E o detalhe está nos produtos que oferecemos, nos serviços que são diferenciais do nosso negócio, na qualidade, no conforto de nossas lojas, no atendimento, na facilidade de também comprar pelos meios digitais. Enfim, cuidar dos detalhes está em tudo o que fazemos”, reforça a gerente de Marketing e E-Commerce da Ferreira Costa
Próximos passos
A pandemia trouxe mudanças para todos. Adaptações foram necessárias e na Ferreira Costa não foi diferente. O e-commerce mostrou sua força para atender quem não podia sair de casa, mantendo a empresa próxima do cliente, ainda que durante um momento mais difícil. E, depois de longos meses, novos planos e estratégias também foram realinhados com foco no futuro.
“A Ferreira Costa está focada em melhor atender as pessoas, onde quer que elas desejem se servir – nas lojas ou nos meios digitais. Por isso, temos um plano de expansão de nossas lojas para outras cidades do Nordeste e fora dele, com o objetivo de ser ponto de experiência em outras localidades”, detalha Flávia.
“Temos um aplicativo que vai facilitar a vida dos clientes que precisarem de nós de forma rápida, onde os clientes podem ter tudo para casa, construção e decoração na palma da mão – a experiência digital complementa a experiência física. E com tudo isso, nosso foco vai ser sempre de facilitar a vida do cliente e servi-los da melhor forma possível, cuidando dos detalhes”, finaliza.