Com atuação expressiva no mercado, Santa Clara leva o 1º lugar na categoria "Café" do JC Recall de Marcas
Novos produtos, investimento no digital e atenção ao cliente contribuem para o fortalecimento do grupo 3corações, proprietário da marca

Sempre presente na mesa dos brasileiros, café tem nome e memória na cabeça dos pernambucanos: Santa Clara. A marca, vencedora na categoria “Café” no JC Recall de Marcas, faz parte do grupo 3corações e tem sua história entrelaçada com o cultivo do grão no Brasil.
Foi com a determinação de um jovem empreendedor, João Alves de Lima, na cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte, que em 1959, aliando disciplina, regularidade e velocidade, a empresa teve início. Com apenas um produto, o Café Nossa Senhora de Fátima, o grupo expandiu-se pelo Brasil, incorporando novas marcas e abraçando novos consumidores.
Com o passar dos anos, o alcance cresceu e, atualmente, o grupo industrializa e comercializa mais de 39 marcas, entre elas, Café 3 Corações, Café Santa Clara, Café Letícia, Fino Grão e mais recentemente a aquisição do Café Brasileiro. Fazendo parte de forma expressiva no mercado, o grupo produz ainda filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó e a máquina multibebidas TRES.
Segundo o grupo, a marca expressa o que são, revelando sua essência e o que os tornam únicos. Santa Clara é uma marca de café clássico que combina tradição e inovação. É fruto das experiências que são vividas pelos profissionais, da visão que compartilham e da confiança que o consumidor deposita. O resultado disso pode ser visto não só nos produtos oferecidos, mas também nas premiações em que são vitoriosos, como o JC Recall de Marcas 2022.
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Um olhar para o todo
Gerir uma empresa também engloba passar por momentos difíceis. A pandemia, para todos, provocou modificações. E para a marca 3corações não foi diferente. De acordo com o grupo, promover, apoiar e honrar os compromissos em prol da sociedade fazem parte dos 62 anos de história. Logo no início da pandemia, foi revisado todo plano de comunicação das marcas, pois em um momento delicado era preciso ter a sensibilidade de promover uma comunicação contextualizada.
As ações passaram a entregar benefícios sociais concretos, que de fato contribuíssem de alguma forma para ser parte da solução. A partir disso, dois pilares fundamentais para ajudar o momento foram propostos: apoio à saúde pública - com doações para aquisição de respiradores, leitos de UTI, materiais hospitalares e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde e para a população; e combate à fome - com doação, ao longo do período, de 100 toneladas de alimentos para compor cestas básicas e doação para compra de 20 mil cestas básicas que serão distribuídas por 53 ONGs espalhadas pelo Brasil. Só em Pernambuco o grupo conseguiu ajudar 65 mil famílias.
Além dessa atuação, o grupo se mantém atento também às mudanças no comportamento dos consumidores e vem investindo muito nos canais digitais nos últimos anos. Logo no início da pandemia, o foco foi ampliar e fortalecer o canal para atender o aumento de demanda. E foi durante este período que o grupo estruturou-se para oferecer um serviço online ainda melhor.
Canais digitais, a migração para o e-commerce, internalização de processos de logística, lançamento do Mercafé - uma nova plataforma que engloba toda experiência em torno do café - e a casa do “coffee lover”, um grande hub de inovação em torno da bebida, um portal para quem é movido a café, fizeram parte das estratégias desenvolvidas e continuam contribuindo para fortalecer o nome do grupo no mercado.