Política | Notícia

"Queremos fortalecer a Defensoria para uma população invisibilizada", diz novo defensor público-geral de PE

Nomeado para o biênio 2026-2028, Clodoaldo Battista afirma que pretende ampliar o acesso à assistência jurídica para pessoas em vulnerabilidade

Por Eduardo Scofi Publicado em 03/06/2026 às 12:20

Clique aqui e escute a matéria

Nomeado pela governadora Raquel Lyra para comandar a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) no biênio 2026-2028, Clodoaldo Battista afirma que pretende fortalecer a atuação da instituição junto às populações mais vulneráveis do estado.

Com duas décadas de atuação na instituição, sobretudo em comarcas do interior pernambucano, Battista avalia que a experiência acumulada em diferentes setores da Defensoria será fundamental para os desafios da nova função.

Foco em populações vulnerabilizadas

Em visita ao Jornal do Commercio, Clodoaldo ressaltou a importância de ampliar o alcance dos serviços prestados pela instituição e reforçar o atendimento às pessoas que enfrentam dificuldades para acessar direitos básicos.

“Me sinto muito honrado para desenvolver um trabalho nesse espírito de missão institucional, levando serviços de excelência. Queremos fortalecer a Defensoria Pública para a população invisibilizada de Pernambuco”, declarou

Segundo ele, a Defensoria exerce uma função jurídica essencial, mas também possui uma dimensão social diretamente ligada à garantia de direitos.

Jonas Quirino/JC Imagem
Laurindo Ferreira recebe Clodoaldo Battista no JC - Jonas Quirino/JC Imagem

Apoio da categoria marcou escolha

Clodoaldo Battista foi escolhido a partir da lista tríplice formada pela categoria e recebeu 84% dos votos dos membros da DPPE.

“Defensoria Pública é povo, Defensoria Pública é gente. O que nós pudermos fazer para construir projetos, planejamentos e ações que resgatem a dignidade das pessoas e transformem a vida das pessoas vulnerabilizadas, nós iremos fazer”.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Direito Público, Clodoaldo Battista também presidiu a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Pernambuco (Adepepe) e atuou como professor em instituições de ensino de Pernambuco, Bahia e Ceará.

Confira na íntegra

 

Compartilhe

Tags