Política | Notícia

Apagão no Sertão do São Francisco vira mote de disputa entre Raquel Lyra e João Campos

Os dois pré-candidatos ao governo de Pernambuco voltaram a duelar narrativas nas redes sociais mirando às eleições que ocorrem em outubro

Por JC Publicado em 16/05/2026 às 19:04 | Atualizado em 16/05/2026 às 19:06

Clique aqui e escute a matéria

A disputa por cada pauta pública nessa corrida eleitoral em Pernambuco tem aumentado cada vez mais entre os dois principais pré-candidatos ao governo do Estado. Após os desastres provocados pelas chuvas no início do mês, desta vez, Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) voltaram duelar pelo protagonismo e apresentaram narrativas em busca de soluções para os apagões em algumas cidades no Sertão do São Francisco, ocasionado devido ao impasse envolvendo uma dívida estimada em R$ 40 milhões junto à Neoenergia Pernambuco, referente ao fornecimento de energia elétrica em projetos do Sistema Itaparica.

Através de suas redes sociais, a governadora de Pernambuco mostrou indignação com a situação que atinge os sertanejos e tratou de se colocar à disposição para dialogar com o governo Federal em busca de uma resolução do problema energético. "Vim expressar a minha indignação por um problema que se arrasta há anos e que desde o dia de ontem (15) tem afetado de maneira direta mais uma vez o nosso povo que vive no Sertão do São Francisco, diretamente ligado ao Projeto Brígida e às cidades que foram afetadas pelo corte da energia. Temos tratado desse problema com a Codevasf, com o Ministério de Minas e Energia, com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com o Ministério da Casa civil", disse Raquel Lyra.

"Neste sábado (16), o ministro Waldez Góes, em telefonema comigo, garantiu a retomada da conexão de energia para todos os que foram afetados. Falei com os prefeitos, no dia de hoje, e a energia está sendo retomada. Segunda-feira (18) eu estarei em Brasília para cuidar do assunto", complementou a governadora.

Ofensiva de João Campos

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, partiu para a ofensiva contra a gestão estadual. "Parte do Sertão de Pernambuco vive hoje um apagão. Cidade como Orobó, Santa Maria da Boa Vista, Parnamirim estão sem fornecimento de energia. É importante destacar que, além disso, a adutora do Oeste não está com o seu funcionamento pleno por conta desta falta de fornecimento de energia. Mas tem solução para isso. Tem mais de R$ 1 bilhão disponível no Fundo de Recuperação do São Francisco. Com 400 milhões dava para recuperar todos os experimentos irrigados e garantir o funcionamento da energia, da irrigação, do trabalho e da renda das pessoas. Mas o quadro que a gente enxerga é outro. Nos últimos meses, Pernambuco perdeu mais de R$ 100 milhões deste recurso porque não teve força ou proatividade administrativa e política para garantir isso", disparou.

"É preciso mobilização, força política, capacidade do Estado de ir atrás e resolver. Tem mais de R$ 1 bilhão disponível e a gente precisa garantir isso para Pernambuco, para o Sertão de São Francisco, para os perímetros irrigados e para que cidade inteira não fique sem abastecimento de energia. Para isso é preciso de força, união e capacidade de fazer", declarou João Campos em tom eleitoral.

Resposta do governo de Pernambuco

Ainda neste sábado, a governadora Raquel Lyra voltou a se posicionar sobre a situação no Sertão do São Francisco, indicando uma resolução para o problema dos apagões. "Após articulação do Governo de Pernambuco e com o compromisso do Governo Federal de honrar o débito da Codevasf junto à Neoenergia, equipes da empresa já estão atuando para restabelecer a energia elétrica nos perímetros irrigados que compõem o Sistema Itaparica. O nosso governo seguirá acompanhando de perto e agindo para que nenhum pernambucano fique para trás", afirmou.

Compartilhe

Tags