Política | Notícia

Bolsonaro na UTI: ex-presidente é internado com broncopneumonia bacteriana em hospital de Brasília

Boletim médico informa que ex-presidente apresenta quadro bilateral da doença e recebe tratamento com antibióticos na UTI do DF Star

Por Pedro Beija Publicado em 13/03/2026 às 13:57

Clique aqui e escute a matéria

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral. A informação consta em boletim médico divulgado pela unidade hospitalar nesta sexta-feira (13).

De acordo com a nota, Bolsonaro deu entrada no hospital após apresentar febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese e calafrios. Exames de imagem e laboratoriais confirmaram o quadro de broncopneumonia bacteriana de provável origem aspirativa.

“O paciente foi submetido a exames de imagens e laboratoriais que confirmaram broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa. No momento encontra-se internado em unidade de terapia intensiva, em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo”, informou o boletim médico assinado pelos médicos Brasil Caiado, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior e Allisson B. Barcelos Borges.

Segundo a equipe do ex-presidente, ele apresentou vômitos e falta de ar durante a madrugada, com agravamento do quadro por volta das 2h ou 3h da manhã. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi acionado às 7h40 e Bolsonaro foi levado ao hospital por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chegando à unidade por volta das 8h50.

Bolsonaro está preso desde janeiro na sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Após a internação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que policiais militares façam vigilância permanente na área do hospital onde o ex-presidente está internado. A decisão também proibiu a entrada de aparelhos eletrônicos no local.

Moraes autorizou a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como acompanhante, além de visitas dos filhos do ex-presidente e da enteada Letícia.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visitou o pai no hospital e voltou a defender a concessão de prisão domiciliar por razões humanitárias. “O mínimo que ele deveria ter é essa domiciliar humanitária, em casa, onde possa ter cuidado permanente da família e assistência técnica”, afirmou.

Histórico de saúde

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro passa mal desde que foi preso. Em janeiro deste ano, quando ainda estava detido na Superintendência da Polícia Federal, ele precisou ser internado após passar mal e bater a cabeça em um móvel da cela.

A defesa do ex-presidente também já apresentou pedidos para que ele cumpra a pena em prisão domiciliar, alegando fragilidade no estado de saúde. As solicitações, no entanto, foram negadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro também enfrenta problemas médicos recorrentes desde que sofreu uma facada no abdômen durante a campanha eleitoral de 2018, episódio que resultou em diversas cirurgias ao longo dos últimos anos.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe

Tags