Raquel Lyra filia prefeitos de Camaragibe e Jaboatão e amplia presença do PSD na RMR
Evento de filiação contou com a presença de lideranças no Recife Expo Center, nesta segunda-feira (22); PSD chega a 75 prefeitos em Pernambuco
Clique aqui e escute a matéria
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), comandou nesta segunda-feira (22) o ato de filiação dos prefeitos de Camaragibe, Diego Cabral, e de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ao Partido Social Democrático (PSD). O evento foi realizado no Recife Expo Center, no Centro da capital, e contou com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
Em sua fala, Raquel Lyra destacou a trajetória política dos novos filiados e reforçou o discurso de construção coletiva dentro da legenda. Com a chegada de Diego Cabral e Mano Medeiros, o PSD chega a nove prefeitos na Região Metropolitana do Recife (RMR).
“Quero celebrar a filiação de Mano e Diego, duas pessoas que não tiveram caminhada fácil para chegar até aqui. Quem faz o caminho certo não tem uma estrada fácil, mas a política de verdade vale a pena”, disse a governadora.
Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab elogiou a atuação da governadora e associou o crescimento da legenda em Pernambuco ao desempenho do governo estadual.
“Raquel Lyra é um grande quadro do PSD. Sua chegada ao partido trouxe muita qualidade. Ela demonstra força no Brasil e no seu Estado com essas filiações”, afirmou.
Kassab também destacou a importância da presença feminina na política e citou a governadora como uma das principais lideranças do partido no país e disse que "não há no Brasil nenhuma mulher hoje que esteja tão bem posicionada" como Raquel Lyra, chegando a comparar a chefe do Executivo estadual com ministras do governo federal e governadoras.
"Eu desafio vocês se há alguma ministra do governo federal que tem essa dimensão, essa garra, esse preparo que tem a Raquel. Se há alguma governadora do Brasil que tem esse perfil. Não há", disse Kassab.
Diego Cabral diz que filiação é gesto de "gratidão" à gestão estadual; Mano Medeiros reforça alinhamento com Raquel
Durante o discurso, o prefeito de Camaragibe destacou o alinhamento com a governadora e os investimentos recentes no município. Diego Cabral afirmou que a filiação representa um gesto de reconhecimento à atual gestão estadual.
“Aqui não é um ato de filiação, não é um movimento partidário nem político. É um ato de retribuição, de gratidão por tudo que a senhora tem feito por Camaragibe”, declarou, citando obras estruturantes como a estrada de Aldeia, em execução.
O prefeito também ressaltou o papel estratégico da Região Metropolitana para o desenvolvimento do Estado.
“Camaragibe faz parte da engrenagem desse motor que é Pernambuco. Minha cidade não é uma ilha, é uma cidade importante do Estado”, disse.
Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, reafirmou publicamente o apoio à governadora e o alinhamento com a gestão estadual, destacando investimentos do Governo em obras no município, como o apoio nas intervenções em Jardim Monte Verde.
“Quero dizer da minha alegria em estar aqui hoje, reafirmando algo que nunca houve dúvida, o meu alinhamento e apoio à governadora Raquel Lyra. Vamos continuar caminhando incansavelmente para fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Evento marcou filiação de prefeitos e lideranças; Vereadores do Recife também manifestaram apoio à Raquel Lyra
Além da filiação dos prefeitos de Camaragibe e Jaboatão, o evento também contou com a filiação do prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, que deixou o Republicanos. Com as novas filiações, o PSD chegou ao total de 75 prefeitos em Pernambuco.
Outras lideranças e personalidades também se filiaram ao partido, no evento desta segunda-feira, como o ex-Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Renato Rocha Leite; e Lídia Brunes, liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O evento também foi marcado pela manifestação de apoio de vereadores do Recife à governadora Raquel Lyra. Flávia de Nadegi (PV) e Agora é Rubem (PSB) anunciaram o apoio ao projeto liderado pela chefe do Executivo estadual, deixando, assim, a base do prefeito do Recife João Campos (PSB). Os dois vereadores, no entanto, deixaram claro que não estão deixando os seus partidos.