Política | Notícia

Lula reafirma veto ao PL da Dosimetria: "Se quiserem, que derrubem"

Presidente declarou nesta sexta (19) que respeita decisão do Legislativo, mas não sancionará texto. "Temos um presidente preso por tentativa de golpe"

Por JC Publicado em 19/12/2025 às 16:05

Clique aqui e escute a matéria

*Com informações do Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a enfatizar, nesta sexta-feira (19), que vetará o projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. O texto, aprovado pelo Congresso, poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a cerimônia de Natal do ExpoCatadores, em São Paulo, Lula mandou um recado direto ao Legislativo, desafiando os parlamentares a arcarem com o ônus político de uma eventual derrubada do veto.

"Com todo o respeito aos deputados e senadores que votaram a favor a lei da redução da pena. Eu quero dizer para vocês que eu vou vetar essa lei. Se eles quiserem, que eles derrubem o meu veto", declarou o presidente.

Prisões históricas

Ao justificar sua posição, Lula destacou a gravidade dos crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito e o ineditismo das punições aplicadas a altas autoridades da República.

"Pela primeira vez na história desse País, nós temos um presidente preso por tentativa de golpe. Pela primeira vez nesse País, nós temos quatro generais de quatro estrelas presos pela tentativa de golpe", enfatizou.

O presidente participou do evento ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, foram anunciadas iniciativas da Caixa Econômica Federal e do Ministério de Gestão e Inovação (MGI) para auxiliar o setor de catadores de materiais recicláveis.

Compartilhe

Tags