Política | Notícia

Quaest: Lula tem 10 pontos de vantagem sobre Flávio, Tarcísio e Ratinho no 2º turno

Levantamento divulgado nesta terça (16) mostra petista à frente de governadores e de Flávio Bolsonaro. Senador do PL avançou entre não polarizados.

Por JC Publicado em 16/12/2025 às 19:05 | Atualizado em 16/12/2025 às 19:07

Clique aqui e escute a matéria

*Com informações do Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em todos os cenários de um eventual segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. Segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16), o petista mantém uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre seus principais adversários: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).

Contra outros nomes da direita, a margem de Lula amplia. O presidente tem 11 pontos de frente sobre Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e 12 pontos sobre Romeu Zema (Novo-MG).

Crescimento de Flávio e disputa no centro

Apesar da liderança petista, o levantamento aponta um crescimento de Flávio Bolsonaro em segmentos específicos. Entre os eleitores que não se identificam nem com a esquerda nem com a direita (o "centro" ou "nem-nem"), a intenção de voto no senador subiu de 19% em agosto para 23% agora. No mesmo período e grupo, Lula caiu de 41% para 37%.

Já entre a "direita não bolsonarista", o apoio a Flávio saltou de 72% para 79%. O movimento ocorre após o senador comunicar ao PL que seu pai, Jair Bolsonaro, confirmou seu nome como o candidato do grupo para 2026.

Cenário com Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também mostra força entre os fiéis ao ex-presidente. A pesquisa indica que 73% dos bolsonaristas votariam nele contra Lula — um aumento em relação aos 67% registrados em novembro.

Entre os eleitores sem identificação ideológica, a disputa entre Lula e Tarcísio é a mais acirrada: o petista tem 34% contra 29% do governador, uma situação de empate técnico no limite da margem de erro.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags