Raquel Lyra confia no diálogo para superar crise com a Alepe e aprovar projetos ainda em 2025
Governadora aposta em diálogo para destravar pauta na Alepe e tenta aprovar empréstimos, projetos estruturantes e a LOA antes do recesso
Clique aqui e escute a matéria
Em meio à crise política vivida entre o Governo de Pernambuco e a Assembleia Legislativa (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou, nesta quarta-feira (10), que confia no diálogo para destravar a pauta e garantir a votação de projetos considerados essenciais pela gestão ainda em 2025.
O impasse, que já impacta no ritmo de tramitação das matérias, ameaça inclusive empurrar a análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) para fevereiro, caso o clima não avance nos próximos dias.
Ao comentar o cenário, Raquel reiterou que mantém expectativa de entendimento com os deputados estaduais, destacando que historicamente os projetos do Executivo têm sido aprovados pela ampla maioria do plenário. Segundo ela, a construção política segue sendo conduzida pela Casa Civil e pela liderança do governo na Alepe.
"Todos os projetos que mandamos pra Assembleia Legislativa foram aprovados pela imensa maioria da Assembleia, contando muito fortemente com a base do nosso governo, pelos deputados que estão presentes com a gente no dia-a-dia, na luta, pra que a gente possa atender aos interesses do povo de Pernambuco", afirmou.
A gestora destacou que há iniciativas “importantes e necessárias” aguardando votação. Entre elas, o pedido de autorização para contratar R$ 1,7 bilhão em empréstimos, as propostas relacionadas às microrregiões, a legislação que envolve a concessão da Compesa, além da adesão de Pernambuco ao Propag, programa federal que prevê renegociação de dívidas dos entes federados. Também está pendente a análise da própria Lei Orçamentária Anual, indispensável para garantir o funcionamento das políticas públicas e a continuidade dos serviços estaduais no próximo ano.
Raquel reforçou que a aposta do governo é na construção coletiva com parlamentares e prefeitos. A governadora afirmou que a base tem atuado diariamente para aproximar o Executivo da Assembleia e viabilizar votações, ressaltando que os projetos em pauta refletem demandas do Estado e da população.
"Tem muito projeto importante pra ser votado, eu não tenho dúvida nenhuma que com capacidade de diálogo, com a gente podendo fazer construção coletiva, como nós estamos fazendo, não só com os deputados e deputadas, mas com os prefeitos e prefeitas de Pernambuco chegando ao nosso povo, os nossos projetos que estão lá em tramitação serão aprovados", disse.
Sobre a negociação para destravar parte das matérias já na próxima semana, Raquel disse que o processo está sob coordenação da Casa Civil e manifestou confiança na responsabilidade dos deputados diante do mandato que exercem.
A expectativa agora é para os próximos dias, quando governo e Assembleia devem intensificar conversas para tentar encerrar o ano com ao menos parte da pauta destravada — especialmente a LOA, que é peça central para o planejamento de 2026 e para a execução das ações do Estado.