Na Festa do Morro, Raquel Lyra defende a escolha pelo "caminho da transformação"
'Rezem para que a gente possa ter sempre o discernimento entre o caminho fácil e o caminho difícil', disse a governadora do Estado
Clique aqui e escute a matéria
A governadora Raquel Lyra (PSD) marcou presença na 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, nesta segunda-feira (8), feriado municipal dedicado à santa.
Em discurso no palco do evento, na Zona Norte do Recife, a gestora agradeceu, em nome do Governo, "a confiança do povo de Pernambuco".
"Peço a todos vocês que rezem por nós, que rezem para que a gente possa ter sempre o discernimento entre o caminho fácil e o caminho difícil. Que a gente escolha o caminho da transformação, que é verdadeiramente aquilo que Cristo espera de nós", disse.
A governadora esteve acompanhada da vice Priscila Krause e de secretários estaduais, entre eles André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer).
Também participaram da visita o deputado federal Waldemar Oliveira; os deputados estaduais João de Nadegi, João Paulo, Joãozinho Tenório e Wanderson Florêncio; além dos prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Diego Cabral (Camaragibe) e Paquinha (Macaparana).
Recuperação de Santuário
Em entrevista ao Primeiro Impacto, da TV Jornal, Raquel Lyra também relembrou o momento de "tristeza e tragédia" com a queda do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em 2024.
As intervenções foram realizadas pelo Governo do Estado, com investimentos de mais de R$ 5 milhões,, com entrega em maio deste ano.
"Estivemos muito presentes aqui com a Arquidiocese, dom Paulo Jackson, com padre Emerson, Priscila, para que a gente pudesse devolver ao povo pernambucano, ao povo nordestino, o santuário, que tem a ver com a nossa identidade cultural e religiosa, que tem a ver com essa comunidade, resgatando a história e a tradição", afirmou.
Mensagem de fé
Ainda em entrevista à TV Jornal, Lyra afirmou que deixa uma mensagem "de muita fé e muito otimismo" ao povo pernambucano.
"Subindo aqui ao santuário, pude receber abraços agradecendo pela água, pelo santuário novo. Vocês sabem que não é simples governar um estado como o de Pernambuco, mas o quanto a gente pode, todos os dias, fazer boas entregas, ter boas conquistas e boas vitórias, sempre celebrando a fé".
Krause fala em 'gratidão'
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a importância da tradicional Festa do Morro para os pernambucanos.
"O Morro simboliza toda essa nossa tradição. Gratidão sempre por todas as bençãos, por toda proteção, por Deus e que Nossa Senhora possa sempre iluminar os nossos caminhos. Gratidão é a palavra da vez. Que o povo pernambucano e recifense siga celebrando a fé", frisou Priscila Krause.
Festa do Morro
Iniciada em 28 de novembro, a celebração reforça a tradição religiosa da capital pernambucana e traz uma programação intensa de missas, novenário e shows.
Com o tema "Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança", a festa acompanha o Jubileu da Esperança vivido pela Igreja Católica até 2026.
O evento também marca o retorno da imagem de Nossa Senhora da Conceição ao nicho completamente reconstruído, após o desabamento do teto em agosto de 2024, que deixou duas pessoas mortas. O monumento restaurado, de 3,5 metros e 1.840 quilos, foi entregue em setembro deste ano.
A expectativa é de que 2,5 milhões de pessoas passem pelo local até o feriado municipal de 8 de dezembro, quando a tradicional programação atinge o auge.