'Eleição de 2026 será a mais importante da nossa história', diz Humberto Costa em despedida da presidência do PT
Senador disse, neste domingo (3), que é preciso dar continuidade ao projeto político liderado por Lula. Edinho Silva assume presidência nacional do PT

Clique aqui e escute a matéria
A posse do novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, neste domingo (3), também foi marcada pela despedida do senador pernambucano Humberto Costa, que estava à frente do cargo interinamente há cinco meses.
No evento, realizado em Brasília, Costa fez um balanço das ações de sua gestão, mas focou nas eleições de 2026, reforçando que é preciso manter o projeto político liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Eleição de 2026 será a mais importante da nossa história."
"A extrema direita continua viva e disposta a tudo para destruir os valores democráticos. O negacionismo ainda circula com força. A mentira e o ódio tentam se impor sobre a verdade e a solidariedade. Temos pela frente uma eleição presidencial decisiva: a eleição das nossas vidas. Será uma batalha entre civilização e barbárie", declarou.
Humberto assumiu o comando do partido após a deputada Gleisi Hoffmann deixar o cargo para ocupar a vaga de ministra das Relações Institucionais. Ex-prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro Edinho Silva assume o posto com a promessa de fortalecer o PT.
"Temos a responsabilidade de construir o partido quando o presidente Lula não estiver mais nas urnas disputando o projeto", disse.
Presente ao evento, o presidente Lula destacou a importância da bancada no Congresso Nacional e defendeu a importância de eleger nomes ligados ao partido no Senado nas próximas eleições.