MIGRAÇÃO | Notícia

PSB perde mais um prefeito para partido aliado a Raquel Lyra

Miruca, à frente do município de Água Preta, na Mata Norte do Estado, anunciou filiação com a Federação União Progressista nesta quinta-feira (1º)

Por JC Publicado em 01/05/2025 às 20:44

Mais um prefeito deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e migrou para um partido aliado à governadora Raquel Lyra (PSD). Nesta quinta-feira (1º), o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente da Federação União Progressista (UP) em Pernambuco, oficializou a filiação do prefeito de Água Preta, Miruca.

Ele se torna o primeiro gestor municipal a migrar para a nova federação no Estado, somando-se aos 25 prefeitos do Progressistas (PP) e aos 11 do União Brasil. Além dele, o ato contou com a filiação do vice-prefeito do município, Xavier.

O ato de filiação ocorreu após a entrega das obras de requalificação da Unidade Básica de Saúde Frei Damião, da Academia da Saúde e de uma moto 0 km para o programa “Remédio em Casa”.

"Miruca chega para somar e já conta com todo o apoio da Federação. Esse é o início de um movimento de fortalecimento e crescimento que, com certeza, fará história em Pernambuco e no Brasil", afirmou, em nota, Eduardo da Fonte.

A Federação União Progressista foi oficializada esta semana no Congresso Nacional. Com validade de quatro anos, a aliança entre PP e União Brasil reúne cerca de 20% dos parlamentares da Câmara e do Senado. 

ALIANÇAS COM RAQUEL LYRA

No começo da semana, a governadora Raquel Lyra levou mais um prefeito pernambucano para sua base política. O gestor municipal de Paranatama, Henrique Gois, que fazia parte do MDB, passou a integrar a mesma legenda da chefe do Executivo estadual. 

Com a adesão, o PSD soma agora um total de 60 prefeitos em Pernambuco. Isso representa 32,6% dos 184 municípios em sua base, sem contar os prefeitos aliados de outros partidos.

Compartilhe