INTERNAÇÃO | Notícia

Bolsonaro ainda "não apresentou movimentos intestinais espontâneos", diz boletim médico

De acordo com equipe médica, ex-presidente segue realizando a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa

Por Laís Nascimento Publicado em 26/04/2025 às 13:23

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star e está estável clinicamente.

De acordo com o boletim médico divulgado pela equipe neste sábado (26), Bolsonaro não apresenta febre ou alterações da pressão arterial, mas os sinais de gastroparesia, que é o retardo do esvaziamento do estômago, persistem.

Além disso, o ex-presidente ainda não apresentou movimentos intestinais espontâneos, o que impede momentaneamente a alimentação por via oral ou pela sonda gástrica.

Devido ao quadro, ele segue recebendo suporte calórico e nutricional por via endovenosa exclusiva, realizando a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa.

A equipe médica também continua o tratamento para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado, que encontra-se em recuperação.

Jair Bolsonaro ainda tem restrição de receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

Confira o boletim médico completo

“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresenta-se estável clinicamente, sem febre ou alterações da pressão arterial. Segue o tratamento para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado, que encontra-se em recuperação. Persistem os sinais de gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago) e ainda não apresentou movimentos intestinais espontâneos, o que impede momentaneamente a alimentação por via oral ou pela sonda gástrica. Segue recebendo suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa) exclusiva. Continua realizando a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a restrição de receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”

Internação

Jair Bolsonaro está internado desde o dia 11 de abril e passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas no último dia 13 para desobstruir uma dobra no intestino delgado que dificultava seu trânsito intestinal.

O ex-presidente foi atendido com urgência após sentir fortes dores abdominais durante um evento do PL no Rio Grande do Norte. Após ser levado de helicóptero a um hospital em Natal, ele foi transferido para Brasília em uma aeronave equipada com UTI aérea.

Intimação

Na última quarta-feira (23), Bolsonaro foi intimado por uma oficial de Justiça, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A notificação formal foi sobre o início do processo penal no qual é acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Jair Bolsonaro mostra o momento da visita da oficial de Justiça e questiona: “Eu tenho cinco dias para apresentar minha defesa? Cinco dias? A senhora tem ciência de que está dentro da sala de UTI de um hospital?”, reclamou o ex-presidente.

Compartilhe