PARTIDO VERDE | Notícia

Clodoaldo Magalhães se reúne com Gleisi Hoffmann e Raquel Lyra para discutir rumo do PV no estado em 2026

Partido Verde integra federação nacional com PT e PCdoB, mas apoia a governadora Raquel Lyra a nível estadual desde a pré-campanha de 2024

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 24/04/2025 às 18:06 | Atualizado em 24/04/2025 às 18:22

Reeleito líder da bancada do Partido Verde na Câmara na última quarta-feira (23), o deputado federal pernambucano e vice-presidente nacional da legenda, Clodoaldo Magalhães, vem intensificando as conversas sobre os rumos da federação Brasil da Esperança, que une a sigla ao Partido dos Trabalhadores e ao PCdoB, em Pernambuco nas eleições do ano que vem.

Na tarde desta quinta-feira (24), Clodoaldo esteve reunido com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e com a governadora Raquel Lyra (PSD), em Brasília. O também vice-presidente do partido Reynaldo Nunes acompanhou o encontro.

A ministra, que presidiu o PT até o mês passado, afirmou que o interesse atual do partido do presidente Lula é a manutenção e até uma possível ampliação da federação.

Clodoaldo também tratou do tema em um jantar promovido na casa dele, na noite da última quarta-feira (23), com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB — partido do vice de João Campos (PSB).

Embora o Partido Verde integre nacionalmente uma federação que, em tese, faz parte da base de João, a legenda apoia a governadora Raquel Lyra em Pernambuco desde a pré-campanha de 2024.

Na gestão estadual, o PV tem a secretaria da Criança e Juventude, alguns espaços dentro do Iphan e integra o blocão governista da Alepe com três parlamentares.

A reunião desta quinta em Brasília serviu para Clodoaldo estreitar ainda mais os laços com a governadora de Pernambuco e para demonstrar a Gleisi o desejo do partido para 2026 a nível local.

O PT de Gleisi, embora tenha grande parte da bancada pernambucana ao lado de Raquel, esbarra no vice-presidente da República Geraldo Alckmin, filiado ao PSB de João Campos, o que gera um racha já conhecido a nível local.

Ao lado do presidente nacional do partido, José Luiz Penna, Clodoaldo terá que trabalhar para articular a consolidação da federação para as eleições do ano que vem.

Reeleição à liderança do partido

Líder da bancada do Partido Verde na Câmara desde 2023, Clodoaldo Magalhães foi reeleito ao posto para o próximo biênio na última quarta-feira (23). "Fico feliz por ocupar novamente essa posição, especialmente no ano em que o mundo olha para o Brasil como referência em políticas ambientais".

O parlamentar também é vice-presidente nacional da legenda, presidente estadual da sigla em Pernambuco e presidente da federação PV/PT/PCdoB no estado.

O encontro desta quinta-feira também serviu para Clodoaldo apresentar à ministra Gleisi as demandas da bancada e da legenda junto ao governo Lula.

"Nos reunimos com a ministra Gleisi para deliberações sobre importantes pautas que tramitam na Câmara dos Deputados, mas sobretudo para reforçar o compromisso do PV com o Governo Lula", comentou o deputado.

Ele afirmou que uma das prioridades do partido para 2025 é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.

“Teremos muitos desafios para colocar o país como potência verde no mundo, com a transição energética e a luta incansável pela justiça social. Além de melhorar a vida do povo e colaborar com o governo nos principais desafios”, declarou Clodoaldo.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe