CÂMARA DOS DEPUTADOS | Notícia

Pix Pensão Alimentícia: conheça o projeto que prevê débito da conta do pai em favor da mãe via judicial

Aprovado nesta quarta-feira (23), o projeto da deputada Tabata Amaral (PSB-SP) visa mais eficácia na cobrança de pensão e menos custos para o Estado

Por Túlio Feitosa Publicado em 23/04/2025 às 21:52 | Atualizado em 23/04/2025 às 22:05

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), a PL nº 4978/2023, que propõe alterações no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) com o objetivo de tornar mais eficaz a cobrança de pensão alimentícia no Brasil.

Segundo a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), uma das autoras da PL - batizada como "Pix Pensão" -, a lei permite que o juiz determine o pagamento automático da pensão alimentícia via Pix. Ou seja, caso o devedor tenha saldo, não importa em que conta seja, a pensão irá cair.

"É menos custo para o Estado e mais segurança para quem mais importa, a criança", publicou a deputada. O PL 4.978/2023 foi apresentado em 11 de outubro de 2023.

Principais mudanças propostas

  • Simplificação da ação alimentícia: O projeto visa desburocratizar os processos relacionados à pensão alimentícia, tornando-os mais céleres e acessíveis para os beneficiários.
  • Pagamento automático da pensão: Prevê a criação de um procedimento que permita o débito automático da pensão alimentícia diretamente da conta do devedor, facilitando o cumprimento da obrigação.
  • Penhora de ativos adicionais: Autoriza a penhora de ativos financeiros do devedor, como valores depositados em conta bancária, exclusivamente para o pagamento de pensão alimentícia, mesmo que esses valores estejam em contas tradicionalmente protegidas contra penhora.
  • Transparência nas estatísticas judiciais: Inclui dispositivos na Lei nº 11.364 para permitir que a sociedade tenha acesso a estatísticas detalhadas sobre a atividade judiciária, especialmente em relação às ações de alimentos.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe