JUSTIÇA ELEITORAL | Notícia

TRE de Goiás derruba decisão e torna Ronaldo Caiado elegível para disputar a presidência em 2026

Os desembargadores julgaram recurso em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) protocolada por Fred Rodrigues (PL), derrotado em 2024

Por JC Publicado em 08/04/2025 às 23:22

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu nesta terça-feira (8) reverter a decisão de primeira instância que tornava o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) inelegível por oito anos. Por unanimidade, os sete desembargadores aceitaram o recurso apresentado pela defesa do governador, o que permite que ele continue apto a disputar eleições, incluindo a Presidência da República em 2026. 

Os desembargadores julgaram recurso em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) protocolada por Fred Rodrigues (PL), derrotado na eleição pela prefeitura de Goiânia em 2024. O argumento usado na denúncia foi de que o governador utilizou a sede do governo, o Palácio das Esmeraldas, para promover eventos em apoio ao prefeito eleito, Sandro Mabel (União), que é seu aliado. Caiado havia sido condenado por decisão de uma juíza da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia. 

Apesar da decisão, o TRE-GO ainda apontou "algumas condutas vedadas por lei, como o uso de servidores do palácio nas ocasiões". Caiado terá de pagar multa de R$ 60 mil. 

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA

O governador de Goiás anunciou na última sexta-feira (4) sua pré-candidatura para a presidência da República nas eleições de 2026. Em discurso no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, ele definiu o momento como "um dos mais importantes de sua vida".