PESQUISA | Notícia

Quaest aponta que 43% dos brasileiros tem opinião negativa sobre Trump

De acordo com levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta terça-feira (8), presidente dos Estados Unidos tem imagem desgastada entre brasileiros

Por Pedro Beija Publicado em 08/04/2025 às 19:41 | Atualizado em 08/04/2025 às 20:19

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pela Genial/Quaest aponta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem imagem desgastada entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, 43% dos brasileiros tem opinião negativa de Trump. 

De acordo com o levantamento da Genial/Quaest, 22% dos entrevistados afirmaram que tem opinião positiva sobre Donald Trump, enquanto 23% destacaram que possuem opinião regular. 

Opinião sobre Donald Trump entre brasileiros - Pesquisa Genial/Quaest:

  • Positiva: 22%;
  • Regular: 23%;
  • Negativa: 43%;
  • Não sabe/não respondeu: 12%.

Atual protagonista da escalada de uma guerra comercial, como anúncio das "tarifas recíprocas", que taxa importações de diversos países, Trump tem enfrentado um aumento na rejeição nos EUA. Os números passam a se refletir em outros países, incluindo o Brasil, que também foi alvo do "tarifaço".

A pesquisa também trouxe o recorte sobre a opinião desfavorável sobre os Estados Unidos. Em relação a 2024, a opinião negativa sobre o país teve aumento de 17 pontos percentuais, saindo de 24% para 41%, enquanto a opinião favorável registrou queda de 14 pontos percentuais, de 58% para 44%.

O resultado aponta um empate técnico entre os que possuem opinião negativa e os que tem opinião favorável. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Opinião de brasileiros sobre os Estados Unidos

  • Opinião favorável: 44% (-14);
  • Opinião negativa: 41% (+17);
  • Não sabe/não respondeu: 15% (-3).

Entre os eleitores de Lula, a opinião desfavorável ultrapassou a opinião favorável, em relação a 2024. 57% dos entrevistados, nesse recorte da pesquisa, afirmaram ter opinião desfavorável sobre os Estados Unidos, registrando aumento de 25 pontos percentuais em relação à última pesquisa. 27% dos entrevistados afirmaram ter opinião desfavorável, em uma queda de 23 pontos percentuais.

Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o número de entrevistados com opinião favorável se manteve à frente dos que tem opinião negativa, com 69% dos eleitores apresentando opinião a favor dos Estados Unidos, em ligeira queda, de dois pontos percentuais, contra 20% dos que tem opinião desfavorável, que representou aumento de quatro pontos percentuais.

O levantamento ouvi 2.004 pessoas, entre os dias 27 e 31 de março, em período anterior ao "Dia da Libertação", termo cunhado por Trump para anunciar as tarifas de importação para diversos países. À época do levantamento, o presidente dos EUA já havia anunciado o aumento de algumas taxas. 

Ainda de acordo com a pesquisa, também foi abordada a expectativa de brasileiros sobre a reação do governo Lula (PT) à taxação americana a produtos brasileiros. Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados esperam que a reação venha pela diplomacia e pelo diálogo. 33% defendem um "revide" da taxação dos produtos americanos.