Nove gestores pernambucanos são eleitos para a diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos
João Campos será vice de Relações Institucionais, enquanto Márcia Conrado assumirá comissão. Outros prefeitos ficaram com vice-presidências temáticas.

Nove prefeitos de cidades pernambucanas foram eleitos para cargos na mesa diretora da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (NFM) para o biênio 2025/2027. A solenidade de posse aconteceu na última segunda-feira (7), durante a 87ª Reunião Geral da Frente, em Brasília.
A FNP é uma entidade municipalista que representa as capitais e municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes na promoção de diálogo entre as cidades, o Governo Federal e o Congresso. No próximo biênio, a mesa diretora será presidida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), será o vice-presidente de Relações Institucionais do órgão, o único representante do estado a ocupar um posto na Diretoria Executiva. "Seguimos animados para continuar defendendo as cidades e cuidando do nosso povo", disse João.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), foi eleita presidente da comissão de Políticas de Gênero. Atualmente, ela já atua como secretária da Mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
"Um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória pública. Como mulher, como prefeita e como sertaneja, sei o quanto é importante ocupar espaços de decisão para construir políticas públicas que promovam igualdade, respeito e oportunidades para todas as pessoas", declarou Márcia.
Outros seis prefeitos e prefeitas pernambucanos ocuparão vice-presidências temáticas da FNP. São eles:
- Lula Cabral (Solidariedade), prefeito do Cabo de Santo Agostinho: vice-presidente de Cidades Litorâneas;
- Mirella Almeida (PSD), prefeita de Olinda: vice-presidente do Hub de Inovação;
- Paulo Roberto (MDB), prefeito de Vitória de Santo Antão: vice-presidente de Tecnologia e Inovação Educacional;
- Professora Elcione (PSD), prefeita de Igarassu: vice-presidente de Turismo;
- Rodrigo Pinheiro (sem partido), prefeito de Caruaru: vice-presidente do Empreendedor Individual, Emprego e Renda;
- Simão Durando (União Brasil), prefeito de Petrolina: vice-presidente de Fruticultura Irrigável.
A nova vice-presidente do Hub de Inovação, Mirella Almeida, declarou que por meio da tecnologia é possível conquistar várias ações para as prefeituras. "Alavancar a arrecadação, gerar emprego, renda e oportunidade para os jovens moradores da cidade", disse.
Já Simão Durando destacou que Petrolina é referência na produção de frutas por meio da irrigação, e que levará o conhecimento para outros municípios. "Isso só mostra que estamos avançando no caminho certo, com muito mais desenvolvimento pra população e pra toda a nossa região", contou o VP de Fruticultura Irrigável.
Ainda no evento, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), foi eleito conselheiro da FNP.
Posse em Brasília
A eleição da nova mesa diretora da FNP ocorreu com chapa única, e a posse reuniu mais de 80 prefeitos e prefeitas de todos os estados do país. Também participaram do encontro o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O novo presidente da entidade, Eduardo Paes, afirmou que os gestores precisam estar inseridos nos debates da PEC da Segurança Pública e outras normas federais que impactam diretamente os municípios.
"Tenho certeza de que a gente pode ajudar o debate no Brasil e, óbvio, existem ações efetivas no âmbito municipal que podem ser feitas”, afirmou Eduardo Paes, que substituirá Edvaldo Nogueira, ex-prefeito de Aracaju.
O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu a aprovação da PEC 66/2023, que estabelece limites para o pagamento de precatórios e prevê um novo prazo para parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios.
"Sei que é um pleito das cidades. Trará uma segurança, uma tranquilidade para a boa gestão”, afirmou o vice-presidente, que também abordou segurança pública em seu discurso. "No mundo inteiro, segurança é ação no território. Quanto mais a gente fortalecer o governo local, mais perto dos olhos do cidadão, ganha o conjunto da sociedade", disse Alckmin.
Além de Eduardo Paes, também compõem a nova diretoria executiva o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, na 1ª vice-presidência nacional; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na 2ª vice-presidência nacional; a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, na 3ª vice-presidência nacional; e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, na 4ª vice- presidência nacional.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck