NOVOS MEMBROS | Notícia

Raquel Lyra comanda filiação de dezenas de prefeitos ao PSD após saída em massa do PSDB

A governadora Raquel Lyra, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) no dia 10 de março, assumindo ainda comando da legenda em Pernambuco

Por JC Publicado em 06/04/2025 às 20:06

O PSD Pernambuco realiza nesta segunda-feira (7), uma reunião para filiar prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de todo Estado ao partido. O ato será liderado pela governadora e presidente estadual da legenda, Raquel Lyra, que migrou para a legenda no último mês. Também participam do evento o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O evento começa às 18h, no Novotel do Recife, no Cais de Santa Rita.

Sob a batuta de Raquel, o PSD espera praticamente duplicar o número de prefeitos da legenda no Estado. Os gestores têm acompanhado a decisão de Raquel Lyra, que deixou o PSDB, visando à ampliação de apoios para as eleições de 2026.

DEBANDADA DO PSDB

Após a saída de Raquel Lyra do PSDB, o partido ganhou o reforço da vice-governadora Priscila Krause, que tinha a intenção de manter algum controle dos aliados de Raquel sobre o partido. No entanto, o deputado estadual Álvaro Porto articulou com o comando nacional da legenda uma intervenção no partido, destituindo o então presidente estadual do PSDB Fred Loyo, que contestou a intervenção e junto a Priscila e mais de trinta prefeitos anunciaram a saída do partido.

FILIAÇÃO DE RAQUEL

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) no dia 10 de março, assumindo também o comando da legenda no Estado.

Com Raquel, o PSDB emergiu da posição de cinco prefeitos para a maior legenda política do Estado, tendo até o momento da debandada 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.