homenagem | Notícia

Título de cidadão pernambucano para Tarcísio de Freitas avança na Alepe

Projeto de autoria do deputado Joel da Harpa (PL) foi aprovado na comissão de Constituição, Legislação e Justiça e segue para votação no plenário

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 01/04/2025 às 13:49

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a concessão do título de cidadão pernambucano ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A pauta agora segue para votação em plenário, ainda sem data definida.

O texto foi apresentado à Alepe pelo deputado estadual Joel da Harpa (PL). Na justificativa, o parlamentar elencou obras realizadas em rodovias pernambucanas realizadas durante as gestões de Tarcísio como diretor do DNIT, no governo Dilma Roussef, e como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro.

Joel também destacou que o governador de São Paulo morou na cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, quando serviu ao Exército Brasileiro.

"Diante dessa trajetória exemplar e de sua inegável contribuição para o desenvolvimento do estado de Pernambuco, tanto na área militar como na área de infraestrutura com repercussões altamente positivas nos campos econômico e de bem-estar da sociedade, propomos a concessão do título", defende Joel da Harpa.

Durante a votação na CCLJ, os deputados Waldemar Borges e Sileno Guedes, ambos do PSB, fizeram questão de destacar que aprovaram somente a constitucionalidade da homenagem, mas que votarão contra o mérito do projeto no plenário. Tarcísio, como se sabe, é tido como sucessor de Jair Bolsonaro a nível nacional.

Ao Jornal do Commercio, Joel da Harpa negou que a relação de Tarcísio com Bolsonaro tenha motivado a indicação. "É pela prestação de serviço dele a Pernambuco, pelo tempo que morou aqui, mas também pelos recursos enviados para Pernambuco enquanto ministro. Foi um trabalho de representatividade, um espelho para o Brasil", disse o parlamentar.

Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas tem 49 anos e, além do mandato de governador e dos cargos nos governos federais, também foi servidor de carreira da Câmara dos Deputados, como consultor legislativo.

Compartilhe