Priscila Krause nomeia mais 4 ex-prefeitos para cargos no governo estadual
Em janeiro passado, Raquel Lyra nomeou outros 29 ex-prefeitos, vereadores e aliados políticos para cargos comissionados na gestão estadual

A governadora em exercício Priscila Krause (PSDB) nomeou quatro ex-prefeitos de cidades pernambucanas para cargos comissionados na administração estadual. Os atos foram assinados na última quarta-feira (26) e publicados no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (27).
Foram nomeados ex-prefeitos de cidades do Agreste e da Mata Sul. Eles foram lotados na secretaria da Casa Civil com cargos de"assessor especial" ou "assessor". Veja os nomes:
- José Geovane Bezerra, o "Neno", ex-prefeito de Camocim de São Félix;
- Danilson Gonzaga, ex-prefeito de Feira Nova;
- Nelson Sebastião de Lima, ex-prefeito de Santa Maria do Cambucá;
- e Marco Barreto, ex-prefeito de Joaquim Nabuco.
Além dos ex-prefeitos, também foram nomeados um ex-vice-prefeito, ex-vereadores e candidatos que disputaram as eleições municipais de 2024 em diferentes regiões do estado. Esses outros nomes ocuparão cargos de "assessor especial", "assessor" ou "assessor técnico". Veja a lista:
- Teodorino Alves Cavalcanti, o "Neto Cavalcanti", ex-vice-prefeito de Água Preta;
- Bruno Chaves Travassos de Santana, ex-vereador e candidato a prefeito de Feira Nova;
- Renato Sandre, ex-vereador de Goiana;
- Antônio Marcos de Melo Fragoso Lima, o "Tonhão", candidato a prefeito de Água Preta;
- Thiago da Silva, o "Professor Thiago", candidato a vereador do Recife
- Aelxandre Basílio de Jesus, o "Galego de Tonho", candidato a vereador de Taquaritinga do Norte;
- Claudeilson Oliveira de Carvalho, candidato a vereador de Paranatama.
No início do ano, a governadora Raquel Lyra (PSD) já havia integrado outros 29 ex-prefeitos de municípios pernambucanos à secretaria da Casa Civil.
No dia 29 de janeiro, foram 22 ex-gestores nomeados de uma só vez, incluindo o ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio, a ex-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), e a ex-prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PP).
Um dia depois, a governadora nomeou mais sete ex-prefeitos, seis ex-vereadores, sendo quatro do Recife, um ex-vice-prefeito e um ex-candidato a prefeito.
Na época, o governo informou que políticos nomeados "atuarão na articulação das demandas da população das 12 Microrregiões de Desenvolvimento do Estado junto à Secretaria da Casa Civil".
Ampliação do quadro político
O governo de Pernambuco vem realizando um movimento nos cargos públicos da administração estadual para abraçar quadros políticos na gestão e ampliar a participação das bases partidárias.
No início da semana, Priscila Krause nomeou dois novos secretários, o novo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a nova diretora da Arena de Pernambuco a partir de indicações de partidos políticos.
Com exceção da ex-vereadora Michele Collins, que ficou com a presidência da Arena, os outros três cargos foram ocupados por nomes que vieram do interior do estado, demonstrando o interesse da gestão de ampliar as bases nessas regiões.
Foram contemplados nomes dos partidos Avante, Podemos e principalmente do Progressistas, que é comandado no estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte e vem ganhando cada vez mais espaço no governo.
Nesta quinta, a gestão dá mais um passo nesse sentido e nomeia a secretária de Esportes Ivete Lacerda, por indicação do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil).