FILIAÇÃO PARTIDÁRIA | Notícia

Priscila Krause se filia ao PSDB um dia antes de a governadora Raquel Lyra deixar o partido

Gesto da vice-governadora reforça trajetória política alinhada com a de Raquel Lyra, que migra para o PSD nesta segunda (10) de olho em 2026

Por Roberta Soares Publicado em 09/03/2025 às 10:10

Um dia antes de a governadora de Pernambuco Raquel Lyra deixar o PSDB para se filiar ao Partido Social Democrático (PSD) de Gilbert Kassab, a vice-governadora Priscila Krause anunciou que, neste domingo (9/3), decidiu filiar-se ao partido tucano.

Atual presidente da Federação Cidadania-PSDB em Pernambuco, Priscila Krause passa a integrar formalmente o PSDB e, assim, faz mais um gesto que reforça sua trajetória política alinhada com a da governadora.

As novas filiações são mais um movimento para segurar a base partidária de olho nas eleições de 2026. A troca de partido é estratégica para os planos de reeleição de Raquel Lyra no próximo ano, que deverá enfrentar como principal adversário o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A entrada no PSD permitirá à governadora se aproximar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, melhorando suas perspectivas eleitorais em Pernambuco. Diferentemente do que acontece em outros estados, o PSD pernambucano é aliado do petista e tem como representante no governo o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, aliado político de Raquel.

Fred Loyo, indicado por Raquel Lyra para comandar a legenda, segue como presidente do diretório do PSDB de Pernambuco.

RAQUEL LYRA SE FILIA AO PSD NESTA SEGUNDA (10)

Divulgação
Raquel Lyra se despede do PSDB e oficializa filiação no PSD, de Gilberto Kassab - Divulgação

A esperada filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD acontece nesta segunda-feira (10), no Recife Expocenter, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, às 18h55, em referência ao número do partido (55).

As conversas entre Kassab e Raquel sobre uma possível ida ao PSD vêm acontecendo desde 2024, mas as negociações não avançaram porque existia uma possibilidade de o PSDB, atual partido da governadora pernambucana, ser incorporado pelo PSD, proposta que terminou totalmente rejeitada pelos tucanos.

MUDANÇA NO JOGO POLÍTICO

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, espera atrair em breve outros dois governadores do PSDB, Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por enquanto, as pesquisas sobre um possível confronto nas eleições para governador em 2026 apontam João Campos liderando uma futura disputa. A pesquisa Genial/Quaest mais recente, divulgada na quinta-feira (27/2) indicou que 56% dos eleitores pernambucanos pretendem votar no prefeito do Recife, João Campos (PSB), para governador de Pernambuco nas eleições do próximo ano.

A governadora Raquel Lyra apareceu em segundo lugar, com 28% das intenções de voto. Mas a expectativa é de que, com a mudança de partido e os investimentos que vem fazendo no Estado, o cenário de rejeição possa ser alterado.

PSD SÓ CRESCE NO PAÍS

A entrada da governadora Raquel Lyra no PSD deverá atrair outros gestores estaduais. Pelo menos essa seria a expectativa de Gilberto Kassab. Segundo informações de Lauro Jardim, do jornal O Globo, outros dois governadores do PSDB, Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS), seguiriam o mesmo caminho em breve.

Compartilhe