Veja os secretários de João Campos para prefeitura do Recife no quadriênio 2025/2028
Prefeito está revelando aos poucos os nomes que irão compor o secretariado para o segundo mandato à frente da capital pernambucana

O prefeito João Campos (PSB) começou a anunciar os secretários que irão compor o segundo mandato dele na prefeitura do Recife. Os nomes estão sendo revelados um a um, desde o domingo (22), por meio de publicações nas redes sociais do gestor.
Os anúncios passaram a ser feitos um dia após o chefe do Executivo enviar um projeto de reforma administrativa à Câmara Municipal. Confira, a seguir, o secretariado do Recife para o quadriênio 2025/2028.
Secretaria de Educação
O primeiro secretário anunciado para o novo mandato foi Fred Amâncio, que seguirá liderando a pasta de Educação. Ele é formado em Administração de Empresas e em Direito, tem pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal e MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, ele já foi secretário estadual de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape e de Planejamento e Gestão.
Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
Segundo nome revelado por João Campos para o segundo mandato, Pâmela Alves será a secretária de Assistência Social e Combate à Fome. A pasta possuía condição de secretaria executiva e foi elevada ao primeiro escalão. A nova gestora é servidora pública estadual, formada em Administração e pós-graduada em Gestão Pública. Ela já foi secretária executiva de Saúde e de Turismo e Lazer do Recife.
Gabinete de Imprensa
O jornalista Gilberto Prazeres seguirá à frente do Gabinete de Imprensa do Recife. Ele é formado em Jornalismo, já foi secretário-executivo de Imprensa do governo de Pernambuco e teve passagens por veículos de rádio, TV, digital e impresso. No primeiro mandato da gestão João Campos, o comunicador trabalhou em projetos como a TV Conecta Recife e liderou a comunicação direta da prefeitura com a imprensa.
Secretaria de Saúde
Luciana Albuquerque seguirá à frente da secretaria de Saúde no segundo mandato de João Campos. Ela é graduada em Odontologia, mestre em Saúde Pública e doutora em Saúde Internacional. Além da experiência no município, já foi secretária executiva de Saúde do governo de Pernambuco e diretora geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde. Na primeira gestão, criou o modelo USF+, implantou novos centros TEA, entre outras ações.
Secretaria de Relações Institucionais
Raul Henry foi convidado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife. Experiente em cargos do legislativo e do executivo, Raul vai ocupar cota do MDB na gestão João Campos.
Raul foi ligado ao ex-governador Jarbas Vasconcelos na maior parte da sua trajetória política. Foi deputado federal, deputado estadual, vice-prefeito do Recife e vice-governador de Pernambuco com Paulo Câmara (PSB).
Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia
O escolhido para a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia foi Rafael Cunha. Ele é servidor público federal do Ministério da Gestão e Inovação.
Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional
Isabella de Roldão (PDT) foi convidada para atuar como secretária de Trabalho e Qualificação Profissional. Isabella é vice-prefeita até o final do primeiro mandato de João Campos.
Ela foi a primeira mulher vice-prefeita da cidade do Recife. Permanecendo na gestão, o PDT mantém cargo no primeiro escalão da gestão do PSB.
Secretaria de Cultura
A pasta de Cultura seguirá sob a liderança de Milu Megale. A publicitária tem experiência em gestão pública nas áreas de Marketing, Turismo e Cultura. Ela já foi secretária de Turismo de Pernambuco e diretora de Marketing da Empetur. Na cultura municipal, ela é responsável pelos equipamentos culturais da cidade, festivais e pelas grandes festas do calendário, como Carnaval e São João.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife será Carlos Andrade Lima, nome indicado pelo União Brasil. Ele é formado em Direito e possui especializações internacionais na área. Carlos foi candidato a prefeito do Recife, em 2020, pelo antigo PSL, e disputou o Senado, em 2022, já pelo UB, na chapa de Miguel Coelho, que o indicou para o cargo na prefeitura.
Secretaria de Ordem Pública e Segurança
O administrador Alexandre Rebêlo, que já foi Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco e também do Recife, retorna à Prefeitura em uma nova secretaria, que tem o objetivo de coordenar órgãos e instituições municipais que atuam no cotidiano urbano da cidade.
A pasta de Ordem Pública e Segurança abrange o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal do Recife (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Articulação Política e Social
O administrador Gustavo Monteiro assumirá a Secretaria de Articulação Política e Social, tida pela gestão como o "principal braço de apoio para o diálogo e articulação com as representações da sociedade e da política".
Formado em Administração de Empresas pela UNICAP, Monteiro tem experiência na assessoria executiva no Gabinete da Prefeitura do Recife e na chefia de gabinete de órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da PCR e a Secretaria Estadual de Saúde.
Secretaria de Administração
A Secretaria de Administração ganhará novas atribuições sob liderança da economista Maíra Fischer, secretária de Finanças da atual gestão.
Além da gestão de pessoal e patrimonial do Executivo, a pasta vai passar a coordenar as administração interna e burocrática de um conjunto de outras secretarias.
Gabinete do Centro do Recife e Recentro
A arquiteta e urbanista Ana Paula Vilaça segue como coordenadora do Gabinete do Centro do Recife e do programa Recentro. Vilaça está à frente da pasta desde 2021, quando o projeto foi criado com o objetivo de promover ações de revitalização, modernização e investimento na área central da cidade.
Ana Paula Vilaça é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, bacharel em Direito pela UNIP-SP, mestre em planejamento urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-graduada em Reabilitação Urbana: Investimentos e Oportunidades.
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento
Felipe Matos, que já ocupou a pasta de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, fica na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, imprescindível para os projetos de grande impacto para a cidade do Recife.
Felipe é graduado e mestre em Economia pela UFPE, com pós-graduação em Finanças pelo IBMEC, e MBA Executivo pelo IESE (Espanha).
Secretaria de Planejamento e Gestão
Jorge Vieira foi o escolhido para assumir a Secretaria de Planejamento e Gestão. Ele é administrador de empresas formado pela Universidade de Pernambuco (UPE), com mestrado na Cranfield School of Management, na Inglaterra.
O novo secretário também é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado. No governo do Estado, trabalhou como secretário executivo de Coordenação Geral, na Secretaria Estadual de Saúde, e secretário executivo de Gestão Estratégica, na Secretaria de Planejamento e Gestão.
Na Prefeitura do Recife, atuou como secretário de Educação e secretário de Planejamento e Gestão. Foi ainda diretor de Administração e Finanças de Suape. Ocupou, por último, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, na Prefeitura do Recife.
Secretaria de Infraestrutura
Em suas redes sociais, o prefeito João Campos anunciou a nomeação de Victor Marques para a Secretaria de Infraestrutura do Recife.
No post, o prefeito ressaltou que o engenheiro civil assume uma pasta estratégica para o desenvolvimento urbano da cidade, com foco em solucionar os desafios, especialmente nas áreas mais periféricas.
Projetos Especiais
Marília Dantas é engenheira com mestrado e doutorado em Engenharia Civil, Marília é secretária de Infraestrutura desta primeira gestão, responsável pelas obras da capital pernambucana.
Na nova secretaria, Marília estará responsável pela chefia de projetos como o da Orla Parque, as novas unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz), o Hospital da Criança e o Parque do Aeroclube.
Além disso, assumirá as intervenções na segunda gestão que ainda serão anunciadas e iniciadas ao longo dos próximos quatro anos.
Secretaria de Finanças
O prefeito João Campos anunciou oficialmente em suas redes sociais a nomeação de Ricardo Dantas para a Secretaria de Finanças do Recife.
Dantas, administrador de empresas e servidor público, assume a pasta no lugar de Maíra Fischer, que passa a comandar a Secretaria de Administração.
O novo secretário já ocupou o mesmo cargo na gestão de Geraldo Júlio e atualmente é controlador geral do município.
Secretaria de Turismo e Lazer
Na última sexta-feira (27), o prefeito João Campos anunciou, em suas redes sociais, Thiago Ângelo como o novo secretário de Turismo e Lazer do Recife.
Thiago é publicitário e tem passagens pela AD Diper onde foi gerente, diretor, coordenador da Fenearte e vice-presidente. Também trabalhou como assessor técnico na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e ocupou função na superintendência do Incra, cuidando da regularização fundiária
Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais
Também na sexta-feira, João Campos anunciou a nomeção de Andreza Romero para o cargo de Chefe do Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais.
Andreza é vereadora do Recife e foi eleita para o segundo mandato no pleito disputado em outubro deste ano, se tornando a mulher mais votada da história do Legislativo Municipal. Advogada de formação, Andreza atua na área de Direito Animal há mais de 10 anos, também como membro da Comissão de Defesa Animal da OAB-PE. Entre 2023 e 2024, chefiou a agora extinta secretaria de Executiva dos Direitos dos Animais do Recife.
Secretaria de Habitação
Felipe Cury assumirá a secretaria de Habitação do Recife, a partir de janeiro de 2025. Cury já atuava na pasta como secretário executivo, além de já ter ocupado outros cargos na administração municipal, como coordenador do Orçamento Participativo (2008 a 2010). Em 2010, na Secretaria de Planejamento, foi diretor de Planejamento e gerente geral de Planejamento e Monitoramento na secretaria de Saneamento.
De acordo com a publicação do prefeito João Campos nas redes sociais, Felipe terá a missão de “construir novas soluções e acelerar parcerias com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida”.
Secretaria de Direitos Humanos e Juventude
Anunciado para o cargo de secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho é vereador, reeleito no último pleito para mais um mandato na Câmara Municipal, pelo Partido Verde (PV), o qual preside no Recife. Na Câmara, durante a última legislatura (2021-2024), foi presidente da Comissão de Direitos Humanos.
Marco Aurélio é idealizador do movimento #SomosACidadeQueQueremos, iniciativa que busca ouvir comunidades e incentivar a participação popular na construção e consolidação de políticas públicas. Também é embaixador do Programa Lixo Zero em Pernambuco.
Secretaria de Meio Ambiente
Oscar Barreto (PT) esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente na primeira gestão e dará continuidade ao trabalho no segundo mandato de João Campos.
Barreto já foi secretário de Saneamento do Recife, diretor-adjunto da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), secretário-executivo de Agricultura de Pernambuco e Secretaria de Cultura do Estado. Também já foi coordenador de Gestão Fundiária no Porto de Suape.
Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz
Para comandar a secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, pasta criada após a reforma administrativa, o prefeito João Campos escolheu Túlio Arruda.
Túlio é graduado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento Educacional e Gestão Sistêmica Educacional. Além de sua atuação como empresário, atualmente é reitor da UNIFACOL.
Entre as atribuições da nova secretaria está a gestão da rede Compaz - equipamento reconhecido pela ONU como política pública mais eficaz no combate à violência.
Secretaria da Mulher
Para a secretaria da Mulher, o prefeito João Campos manteve o nome de Glauce Medeiros para chefiar a pasta no novo secretariado. Glauce está à frente da secretaria desde abril de 2020 e desde 2017 atuava dentro da pasta.
Glauce presidiu a União Brasileira de Mulheres (UBM) em Pernambuco e integrou a coordenação nacional da entidade. Também foi assessora técnica de gestão do Funcultura.
Secretaria de Esportes
Anunciado como novo secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho é advogado e atualmente exerce mandato de deputado estadual. Na gestão pública, atuou na Procuradoria Geral da Prefeitura do Recife.
Nas redes sociais, em publicação que anunciou o novo secretário, o prefeito João Campos destacou a expectativa para a atuação de Eriberto Filho na pasta.
“A promoção do esporte, a realização de eventos que estimulam a sua prática e a implementação de equipamentos como o Gramadão, Crossfit Público e as Academias Recife foram destaques na nossa primeira gestão. Para o segundo governo, vamos reforçar ainda mais essa pegada sob a coordenação de Eriberto Filho. Ele será o nosso secretário de Esportes e vai nos ajudar muito a fortalecer a prática esportiva no Recife”, afirmou.
Gabinete de Inovação Urbana
O jornalista Ed Ruas permanece como chefe do Gabinete de Inovação Urbana do Recife. Ed tem passagem pelo Jornal do Commercio e outros veículos, também com experiência em órgãos públicos.
Em publicação nas redes sociais, João Campos ressaltou a continuidade do trabalho de Ed à frente do Gabinete de Inovação Urbana.
“Ed Ruas dará continuidade ao seu trabalho como chefe do Gabinete de Inovação Urbana do Recife, que foi criado para promover soluções urbanas e prototipar políticas públicas que reinventem a relação do cidadão com a cidade. Entre as principais ações do gabinete está o programa Mais Vida, o Colorindo o Recife, o Tá Aprumado, que reforça as ações de zeladoria da cidade, e os Megamurais, que são grandes pinturas de arte urbana realizada em edifícios do Recife”, disse.
Secretaria de Saneamento
Para a secretaria de Saneamento, o prefeito João Campos escolheu George Scavuzzi para comandar a pasta no novo secretariado. George é Engenheiro Civil, com experiência de 35 anos na Construção.
Quem já foi anunciado por João Campos e pastas ainda sem nome
- Secretaria de Educação: Fred Amâncio;
- Gabinete de Imprensa: Gilberto Prazeres;
- Secretaria de Assistência e Combate à Fome: Pâmela Alves;
- Secretaria de Saúde: Luciana Albuquerque;
- Secretaria de Relações Institucionais: Raul Henry;
- Secretaria Transformação Digital, Ciência e Tecnologia: Rafael Cunha;
- Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional: Isabella de Roldão;
- Secretaria de Ordem Pública e Segurança: Alexandre Rebêlo;
- Secretaria de Cultura: Milu Megale;
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Carlos Andrade Lima;
- Secretaria de Articulação Política e Social: Gustavo Monteiro;
- Secretaria de Administração: Maíra Fischer;
- Gabinete do Centro do Recife e Recentro: Ana Paula Vilaça;
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento: Felipe Matos;
- Secretaria de Planejamento e Gestão: Jorge Vieira;
- Secretaria de Finanças: Ricardo Dantas;
- Secretaria de Infraestrutura: Victor Marques;
- Secretaria de Projetos Especiais: Marília Dantas;
- Secretaria de Turismo e Lazer: Thiago Ângelo;
- Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais: Andreza Romero;
- Secretaria de Habitação: Felipe Cury;
- Secretaria de Direitos Humanos e Juventude: Marco Aurélio Filho;
- Secretaria de Meio Ambiente: Oscar Barreto;
- Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz: Túlio Arruda;
- Secretaria da Mulher: Glauce Medeiros;
- Secretaria de Esportes: Eriberto Filho;
- Gabinete de Inovação Urbana: Ed Ruas;
- Secretaria de Saneamento: George Scavuzzi.
Órgãos de apoio e assessoramento
- Procuradoria;
- Controladoria.
Reforma administrativa do Recife
Uma das mudanças previstas na proposta da prefeitura é o fim da Secretaria de Segurança Cidadã, que atualmente é composta pela Guarda Municipal e pela rede Compaz ambas passarão a fazer parte de pastas distintas.
O projeto de lei prevê a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança. A prefeitura alega que a ideia é "otimizar a interface entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade".
Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda Municipal, a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A atual estrutura de Administração será elevada à condição de Secretaria e acumulará, além da gestão de pessoas e patrimonial da Prefeitura, o papel de gerir, de maneira compartilhada, as atividades de áreas meio de um conjunto de pastas.
Outra alteração atinge as Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da secretaria de Direitos Humanos e Juventude.
A prefeitura também pretende criar a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, com a promessa de ampliar a promoção de atividades de inclusão, oferta de serviços no território e promoção de políticas integradas de diversas secretarias. A pasta irá abrigar a rede Compaz.