Eduardo Siqueira Campos é eleito em Palmas (TO) com 53%
Na capital do Tocantins, concorreram ao cargo de prefeito Janad Valcari, candidata do PL, e Siqueira Campos, do Podemos. Confira o resultado

No segundo turno das eleições 2024, a população de Palmas decidiu entre Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) para governar a prefeitura da cidade pelos próximos quatro anos.
Com 53,03% dos votos - 78.673 -, Eduardo Siqueira Campos foi o escolhido para governar a cidade.
O candidato do Podemos já foi prefeito de Palmas (1993-1997), senador pelo estado de Tocantins (1999-2007) e deputado federal por dois mandatos. Ele ocupa o cargo de deputado estadual e contou com o Pastor Carlos Eduardo (Agir) como candidato a vice em sua chapa.
Já Janad Valcari atingiu 46,97% da votação - 69.684 votos. A candidata do PL é deputada estadual e iniciou a trajetória política em 2020, quando foi eleita vereadora, presidindo a Câmara Municipal de Palmas durante o mandato. Ela contou com o vereador Pedro Cardoso (Republicanos) como candidato a vice-prefeito em sua chapa.
Apuração em Palmas: acompanhe o resultado
Primeiro turno
No primeiro turno, Janad Valcari teve 39,21% dos votos válidos, contra 32,29% de Eduardo Siqueira Campos.
A cidade de Palmas tem 209.524 eleitores registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Desses, 158.387 (75,59%) participaram das votações do primeiro turno no município.
Função de um prefeito
O prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal, responsável por administrar recursos públicos, implementar políticas e garantir o bem-estar da população. Ele atua em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança, além de buscar soluções para os problemas do município.
Outras funções incluem propor e vetar leis, planejar obras e serviços, representar o município e articular com os governos estadual e federal para captar recursos. O prefeito também emite decretos e regulamentos, conforme orientações do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).