Encontro Nacional de Controle Interno debate os impactos da inteligência artificial para a sociedade
As inscrições para o Encontro Nacional estão abertas e as vagas são gratuitas e limitadas. A programação completa será liberada em breve

Voltado aos controladores brasileiros, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, o XX Encontro Nacional de Controle Interno, será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Recife Expo Center.
O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), órgão que congrega 69 controladorias brasileiras, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU), e visa a troca de conhecimentos para o fortalecimento dos mecanismos de auditoria interna brasileira.
Nesta edição, o tema que guiará o encontro será “Inovação e Sustentabilidade Aplicadas ao Controle Interno”, com abordagens sobre inteligência artificial e os impactos na sociedade.
As inscrições presenciais estão abertas e as vagas são gratuitas e limitadas. Os interessados devem acessar o site oficial do Conaci: www.conaci.org.br. A programação completa será liberada em breve.
“O Encontro Nacional de Controle Interno é um evento que já se consolidou como um dos mais importantes no calendário nacional para profissionais e gestores públicos dedicados ao controle interno do país. Este encontro representa mais do que uma simples reunião de especialistas: ele simboliza o compromisso contínuo com a integridade, a accountability e a boa governança em todas as esferas de governo. Com certeza faremos um encontro de excelência, com palestrantes nacionais e internacionais, onde serão debatidos temas que vão da inteligência artificial ao controle social”, afirma Erika Lacet, Secretária da Controladoria Geral do Estado e, atualmente, 1ª vice-presidente do Conaci.
FORMATO HÍBRIDO
O evento vai acontecer de forma híbrida no Recife Expo Center, em Recife, Pernambuco, nos dias 25 e 26 de setembro, e vai ser transmitido ao vivo no canal no Youtube Conaci TV. O Encontro proporcionará troca de conhecimentos e insights sobre como fortalecer os mecanismos de Auditoria Interna brasileira. Além disso, questões como controle social, ESG, liderança, integridade de gênero e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também serão abordadas.
“A inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano no controle e na auditoria. Ademais, precisamos reconhecer o impacto que tem na sociedade. Essa palestra é uma oportunidade única de aprender como podemos lidar com essa nova tecnologia e como pode nos ajudar a contribuir com políticas públicas efetivas para os cidadãos”, afirma, Edmar Camata, presidente do Conaci e secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo.
Entrega de honra ao mérito em Controle Interno
Além das palestras e painéis, o Conaci vai entregar a Comenda de Honra ao Mérito em Controle Interno para três pessoas que contribuíram para o avanço da pauta no Brasil. Os membros do Conselho escolherem candidatos nas categorias Contribuição Honorífica e Institucional.
A Contribuição Institucional tem o objetivo de homenagear personalidades que tenham contribuído para o fortalecimento institucional do Conselho e foi destinada aos auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) Francisco Bessa e Sérgio Filgueiras. Já a Contribuição Honorífica é pelo aperfeiçoamento do Controle Interno da gestão pública e do controle social no Brasil que vai ser entregue para a Cristiana Fortini, vice-presidente jurídica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Impactos da inteligência artificial para a sociedade no