TJPE lança aplicativo para facilitar o acesso da população aos serviços judiciais
As primeiras funcionalidades disponíveis na plataforma são a consulta de Jurisprudência e a consulta processual
Nesta terça-feira (16) o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou uma plataforma que reúne informações e todos os serviços da justiça voltados para o público externo. O aplicativo recebeu o nome de TJPE+ e foi lançado no Salão Nobre do Palácio da Justiça, às 11h com cerimônia conduzida pelo atual presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Judiciário com o objetivo de garantir facilidade e acessibilidade para a população. Além disso, o TJPE conta com a parceria do Porto Digital para promover uma experiência ao usuário ainda melhor.
Em entrevista à Rádio Jornal o desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou que a plataforma pode ser a primeira do país nos tribunais. Barreto foi eleito presidente do tribunal para o biênio 2024/2026, porém a posse ocorre apenas em 2 de fevereiro.
"Inicialmente teremos poucas funcionalidades para consolidar o aplicativo e em seguida vamos dar continuidade a uma série de funcionalidades dentro do aplicativo", explicou Barreto.
MODERNIZAÇÃO DO TJPE
Ricardo Barreto declarou que sempre teve o sonho de criar um aplicativo para tornar o acesso das informações da justiça mais fácil para toda população.
"Eu sempre vi todo tipo de empresas e bancos com seus aplicativos, tudo funcionando normalmente. E no poder judiciário havia uma resistência referente a questão de segurança, mas como é que não temos segurança se os bancos lidam com nosso dinheiro e todos tem muita segurança. Nós trabalhamos durantes os últimos dois anos que e há um mês ou dois atrás nós conseguimos incluir o aplicativo nas plataformas Google Play e na Apple Store. A app pode ser baixando de maneira gratuita", destacou em entrevista à Rádio Jornal.
O desembargador também destacou as primeiras funcionalidades disponíveis na plataforma: Consulta de Jurisprudência e a consulta processual.
"O aplicativo foi desenvolvido para servir de plataforma onde são contemplados os diversos serviços digitais oferecidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco ao cidadão e à cidadã. Começamos com Consulta Processual e Jurisprudência e, nos próximos meses, estaremos incluindo outras funcionalidades", explicou a secretária de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Juliana Neiva.
PARCERIA COM O PORTO DIGITAL
O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falou da parceria com a Corte de Justiça, destacando a importância da iniciativa para população.
"Hoje ocorreu o lançamento da pedra fundamental que é o aplicativo TJPE+. E a partir de agora vão ser incorporadas uma série de ferramentas de inteligência artificial para fazer com que os processos repetitivos sejam totalmente minimizados e, com isso, o Tribunal ganhe com a produtividade. E o mais importante que o atendimento à população seja o mais rápido possível. O TJPE já é referência em transformação digital, mas a partir do momento que temos novas ferramentas, elas devem ser incorporadas ao processo", afirmou Lucena.
PRESENTES NA SOLENIDADE
A solenidade desta terça-feira contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo; do vice-presidente e corregedor do TRE-PE, Cândido Saraiva; dos desembargadores Francisco Eduardo Sertório (ouvidor do TJPE); dos desembargadores Fernando Cerqueira; Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho; da desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, coordenadora Estadual da Mulher; do desembargador eleitoral - classe juiz de Direito, Frederico de Morais Tompson; dos juízes Gleydson Lima (assessor especial da Presidência), André Rosa (assessor especial da Presidência), Saulo Fabianne (diretor do Foro do Recife), Ígor Rêgo; do promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão de Tecnologia e Inovação do Ministério Público de Pernambuco, Luiz Guilherme Lapenda.
Participaram, ainda, o diretor-geral do TJPE, Marcel Lima; os secretários de Gestão de Pessoas e de Administração do Tribunal, Wagner Lucena e Nelson Norberto, respectivamente; o diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, Heraldo Ourem; além de servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco.