ELEIÇÕES 2022
Bolsonaro manda colocar bandeira do Brasil 'gigante' no Planalto
O Palácio do Planalto, assim como outros edifícios da administração federal, são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As normas legais vigentes impedem alterações nas características do edifício.

Do Estadão Conteúdo
O Palácio do Planalto amanheceu neste sábado (15/10) com uma bandeira gigante do Brasil pendurada na fachada. A mando do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, funcionários instalaram o pavilhão nacional na noite de sexta-feira. A bandeira foi adotada como símbolo de campanha eleitoral por Bolsonaro, seu partido e apoiadores.
A Presidência da República não se manifestou sobre o motivo da instalação da bandeira ou deu detalhes sobre a autorização para que fosse pendurada. O Palácio do Planalto, assim como outros edifícios da administração federal, são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde 1987, o conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
ACOMPANHE tudo sobre as ELEIÇÕES 2022 na cobertura do JC
As normas legais vigentes impedem alterações nas características do edifício. O objetivo é preservar a memória nacional. Mesmo para intervenções temporárias, como instalações de equipamentos publicitários, o Iphan exige autorização prévia. A autarquia pede o envio de detalhes como o local de instalação, dimensões e descrição do material. Faixas e banners colocados nas fachadas com o objetivo de fazer propaganda se enquadram como "equipamento publicitário". Questionado, o órgão não respondeu se houve aval ao ato do presidente.
Bolsonaro diz que "pintou um clima" ao ver meninas de 14 e 15 anos
REGISTRO
Integrantes do comitê de Bolsonaro divulgaram gravações nas redes sociais do momento em que a bandeira foi pendurada. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha, repetiu frase entoada pelos apoiadores ao publicar as imagens: "A nossa bandeira jamais será vermelha".
- TSE cobra explicações sobre investigações a empresas de pesquisa
- Inflação na América Latina só alcançará meta de redução em 2024, aponta estudo
- ELEIÇÕES 2022: comitê do PT é atacado a tiros na Zona Oeste do Rio. Veja vídeo
- Bolsonaro reage a polêmica sobre meninas e acusa: 'PT ultrapassou todos os limites'
Na sexta-feira, Bolsonaro fez menção à instalação da bandeira durante uma entrevista com apoiadoras em Minas Gerais, dizendo se tratar de um símbolo nacional. Mas afirmou que pediria que ela fosse pendurada no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, também tombado.
"Pedi que aquele bandeirão que existe lá, mandei pegar uma usada, enorme, não sei quantos metros tem aquilo, e mandei colocar lá no Alvorada, que é a minha casa. Acho que ninguém vai ter coragem de dizer ?retira daí que eu vou te dar uma multa de não sei quantos por dia. É a nossa bandeira do Brasil", afirmou Bolsonaro. Até o fechamento desta edição, só o Planalto ostentava a bandeira.