APURAÇÃO ELEIÇÕES 2022 GOVERNADOR RIO GRANDE DO SUL: Veja quem ganhou para GOVERNADOR DO RS, EDUARDO LEITE ou ONYX LORENZONI
EDUARDO LEITE (PSDB) e ONYX LORENZONI (PL) disputaram o segundo turno para governador do RIO GRANDE DO SUL nas Eleições 2022

EDUARDO LEITE (PSDB) e ONYX LORENZONI (PL) disputaram o segundo turno das eleições para GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL. ONYX é o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa local, enquanto LEITE é o candidato da situação no RS.
O tucano Eduardo Leite foi reeleito governador do Rio Grande do Sul ao vencer o ex-ministro Onyx Lorenzoni.
QUEM É ONYX LORENZONI
ONYX LORENZONI, 67 anos, foi ministro da Casa Civil do governo do presidente Jair Bolsonaro. Também ocupou o Ministério da Cidadania até o primeiro semestre deste ano, quando deixou o cargo para poder concorrer ao governo do RIO GRANDE DO SUL.
ONYX terminou o primeiro turno das eleições 2022 na primeira colocação, com 37,50% dos votos válidos, um total de 2.382.026 de votos.
O resultado real do primeiro turno no Rio Grande do Sul surpreendeu porque as pesquisas de intenção de voto apontavam LEITE à frente com boa margem em relação a ONYX.
QUEM É EDUARDO LEITE
EDUARDO LEITE, 37 anos, já foi governador do RIO GRANDE DO SUL. Leite estava no cargo até o primeiro semestre deste ano, quando deixou para tentar uma candidatura à presidente da República. À época, EDUARDO LEITE disse que não se candidataria ao governo do RIO GRANDE DO SUL.
Como o PSDB desistiu de ter candidato à Presidência e se aliou à candidatura de Simone Tebet (MDB), EDUARDO LEITE voltou atrás da decisão e resolveu se candidatar a governador do RS novamente.
EDUARDO LEITE terminou o primeiro turno em segundo lugar, com 26,81% dos votos válidos, um total de 1.702.815 de votos. Foram cerca de 2,5 votos somente à do terceiro colocado, Edegar Pretto (PT).
O QUE FAZ UM GOVERNADOR
O governador administra um estado, com mandato de quatro anos. Faz o controle das finanças e determina o direcionamento dos investimentos dos recursos, principalmente em segurança pública, educação e saúde.
EXIGÊNCIAS PARA SE TORNAR GOVERNADOR
Uma pessoa só pode ser governador se:
- tiver no mínimo 30 anos;
- estiver filiado a algum partido político há, pelo menos, seis meses antes da eleição;
- tiver nacionalidade brasileira;
- estiver em pleno exercício dos seus direitos políticos;
- residir no estado em que está concorrendo ao cargo há, pelo menos, um ano antes da eleição.