SEPULTAMENTO

Ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti é enterrado em João Alfredo, Agreste de Pernambuco

Devido à pandemia da covid-19, não houve velório. O cortejo saiu da entrada do município, passando pela sede da prefeitura e pela Câmara Municipal até o cemitério de São José. No percurso, foi registrada uma grande aglomeração

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/07/2020 às 22:23 | Atualizado em 15/07/2020 às 22:25
GENIVAL FERNANDEZ/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Carro com o corpo de Severino Cavalcanti em cortejo pelas ruas de João Alfredo - FOTO: GENIVAL FERNANDEZ/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP), que morreu aos 89 anos, no Recife, foi sepultado em João Alfredo, sua cidade natal, no Agreste do Estado, na tarde desta quinta-feira (15). 

>> Morre no Recife o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti

Devido à pandemia da covid-19, não houve velório. O cortejo saiu da entrada do município, passando pela sede da prefeitura e pela Câmara Municipal até o cemitério de São José.  No percurso, foi registrada uma grande aglomeração de pessoas.

Severino Cavalcanti lutava contra problemas cardíacos e de diabetes e morreu em sua residência. Ele deixa a esposa, Dona Amelia, e três filhos, Zé Mauricio e Ana Cavalcanti, ex-deputados estaduais, e Catharina, quatro netos e dois bisnetos. 

A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD), decretou luto oficial de três dias no município. "Em sinal de respeito ao legado político e aos serviços prestados ao município e ao Estado de Pernambuco, decretamos luto oficial por três dias em João Alfredo, ficando o hasteamento das bandeiras a meio mastro durante o período do decreto", disse a prefeita.

História

Severino Cavalcanti ocupou o cargo de presidente da Câmara dos Deputados entre os meses de fevereiro e setembro de 2005, além de ter sido deputado federal por três mandatos e também eleito sete vezes deputado estadual. Iniciou a carreira política em 1963 como prefeito de João Alfredo, cidade natal de 1964 a 1966. Deixou o poder Executivo municipal para disputar as eleições para deputado estadual.

Em 1967 concorreu ao cargo de deputado estadual e cumpriu sete mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, de 1967 a 1995.

Por três mandatos na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 1995 a 2007, renunciando ao cargo em 2005, quando cumpria a última legislatura, Severino Cavalcanti passou parte do tempo compondo a Mesa Diretora. Ele foi presidente da Casa, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Foi titular da CPI de Adoção e Tráfico de Crianças Brasileiras CPI de Bingos.

No Congresso Nacional, foi titular das comissões Mista de Contratos para Produção de Bens Imóveis, e Comissão Representativa do Congresso Nacional; suplente da Comissão Mista do SIMPLES.

Pesar

O PP-PE, partido ao qual Severino Cavalcanti estava filiado, divulgou nota lamentando o seu falecimento, assinada pelo presidente estadual, o deputado federal Eduardo da Fonte.

"Defensor da democracia, Severino Cavalcante foi prefeito de João Alfredo, deputado estadual por sete mandatos consecutivos, eleito três vezes deputado federal; onde foi eleito presidente da Casa; e presidente de honra do PP em Pernambuco. Nos solidarizamos à família e amigos, especialmente à viúva Dona Amélia, aos filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, aos netos e ao povo de João Alfredo, que ele tanto amou", diz nota.

Comentários

Últimas notícias