Pernambuco | Notícia

Vídeo mostra idosa de 88 anos caindo de maca durante transferência em ambulância no Cabo de Santo Agostinho

A paciente Maria do Carmo da Silva estava internada desde o último sábado na Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos

Por Aisha Vitória Publicado em 03/06/2026 às 15:18 | Atualizado em 03/06/2026 às 15:40

Clique aqui e escute a matéria

Uma idosa de 88 anos caiu de uma maca durante uma transferência hospitalar no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O momento foi registrado em vídeo pela família da paciente e passou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (3).

A paciente, identificada como Maria do Carmo da Silva, estava internada desde o último sábado na Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos.

Segundo a família, ela tratava um quadro de infecção e acúmulo de líquido no pulmão, além de possuir problemas cardíacos, pulmonares e hipertensão.

Como aconteceu a queda

De acordo com Vanikelly Santana, neta da paciente, a família aguardava desde segunda-feira (1) uma vaga para transferência. Ela afirmou que começou a gravar o momento apenas para informar familiares sobre a saída da avó para outra unidade hospitalar. Justo nesse momento, ela caiu da maca.

“Tenho um áudio em que o próprio profissional afirma que o problema foi na maca e não por erro dele. Minha avó passou a noite sentindo muitas dores e estamos aguardando exames. Nossa família pede esclarecimentos da Prefeitura e providências para que isso não aconteça com outros pacientes”, afirma Kelly.

Kelly também afirma que, diferentemente do informado pela Secretaria Municipal de Saúde, a paciente não teria retornado para nova avaliação nem realizado exames antes da transferência.

"A médica apenas foi até a porta da ambulância, perguntou se ela estava bem e autorizou a viagem continuar, mesmo ela reclamando de dores após a queda", afirmou a neta.

Ela disse ainda que a família aguardava a liberação do sistema para realização de exames como raio-X e ultrassom na unidade para onde a paciente foi transferida.

Nota da Prefeitura do Cabo

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho informou que a maca utilizada durante a transferência destravou antes de ser apoiada na ambulância.

Ainda segundo a secretaria, a paciente recebeu assistência imediata da equipe de saúde e passou por uma nova avaliação médica antes de seguir para outra unidade hospitalar.

"A paciente foi prontamente assistida pela equipe de saúde e, antes de seguir transferida para o Hospital Nossa Senhora das Graças, passou por nova avaliação médica e estava consciente e orientada após o incidente", informou a secretaria.

A gestão municipal também afirmou que Maria do Carmo deu entrada no Hospital Jamaci de Medeiros com quadro de dispneia aguda e que, devido à gravidade do caso, foi regulada para um leito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidade hospitalar da rede estadual.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe

Tags