Vídeo mostra idosa de 88 anos caindo de maca durante transferência em ambulância no Cabo de Santo Agostinho
A paciente Maria do Carmo da Silva estava internada desde o último sábado na Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos
Clique aqui e escute a matéria
Uma idosa de 88 anos caiu de uma maca durante uma transferência hospitalar no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O momento foi registrado em vídeo pela família da paciente e passou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (3).
A paciente, identificada como Maria do Carmo da Silva, estava internada desde o último sábado na Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos.
Segundo a família, ela tratava um quadro de infecção e acúmulo de líquido no pulmão, além de possuir problemas cardíacos, pulmonares e hipertensão.
Como aconteceu a queda
De acordo com Vanikelly Santana, neta da paciente, a família aguardava desde segunda-feira (1) uma vaga para transferência. Ela afirmou que começou a gravar o momento apenas para informar familiares sobre a saída da avó para outra unidade hospitalar. Justo nesse momento, ela caiu da maca.
“Tenho um áudio em que o próprio profissional afirma que o problema foi na maca e não por erro dele. Minha avó passou a noite sentindo muitas dores e estamos aguardando exames. Nossa família pede esclarecimentos da Prefeitura e providências para que isso não aconteça com outros pacientes”, afirma Kelly.
Kelly também afirma que, diferentemente do informado pela Secretaria Municipal de Saúde, a paciente não teria retornado para nova avaliação nem realizado exames antes da transferência.
"A médica apenas foi até a porta da ambulância, perguntou se ela estava bem e autorizou a viagem continuar, mesmo ela reclamando de dores após a queda", afirmou a neta.
Ela disse ainda que a família aguardava a liberação do sistema para realização de exames como raio-X e ultrassom na unidade para onde a paciente foi transferida.
Nota da Prefeitura do Cabo
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho informou que a maca utilizada durante a transferência destravou antes de ser apoiada na ambulância.
Ainda segundo a secretaria, a paciente recebeu assistência imediata da equipe de saúde e passou por uma nova avaliação médica antes de seguir para outra unidade hospitalar.
"A paciente foi prontamente assistida pela equipe de saúde e, antes de seguir transferida para o Hospital Nossa Senhora das Graças, passou por nova avaliação médica e estava consciente e orientada após o incidente", informou a secretaria.
A gestão municipal também afirmou que Maria do Carmo deu entrada no Hospital Jamaci de Medeiros com quadro de dispneia aguda e que, devido à gravidade do caso, foi regulada para um leito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidade hospitalar da rede estadual.
Ver essa foto no Instagram