Pernambuco | Notícia

Neoenergia entrega primeira etapa do projeto que irá descarbonizar Arquipélago de Fernando de Noronha

Primeira fase representa 15% da capacidade da planta solar do Projeto Noronha Verde, que espera instalar mais de 30 mil painéis solares ainda em 2026

Por JC Publicado em 16/05/2026 às 14:57

Clique aqui e escute a matéria

Marco na transição energética e na descarbonização da geração de energia do Arquipélago de Fernando de Noronha, o Projeto Noronha Verde teve sua primeira fase concluída pela Neoenergia, com a instalação de 4.800 placas solares e o início dos testes de injeção de energia na rede elétrica da ilha.

Em linha com o cronograma anunciado em novembro, durante a cerimônia de lançamento do projeto — que reuniu o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra —, cerca de 15% dos mais de 30 mil painéis solares já foram instalados na ilha, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A conclusão da usina está prevista até o final de 2026 e representa um investimento de R$ 350 milhões.

A Usina Solar Noronha Verde terá os painéis fotovoltaicos conectados a sistemas avançados de baterias (BESS, na sigla em inglês) e, quando concluída, terá capacidade de geração de 22 MWp, com 49 MWh de sistema BESS, o equivalente ao consumo de 9 mil residências no continente. Atualmente, a energia consumida em Fernando de Noronha é gerada pela Usina Tubarão, com o uso predominantemente de biodiesel.

A iniciativa conta com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, e do Governo do Estado de Pernambuco. O projeto foi licenciado pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, com anuência do ICMBio, gestor das Unidades de Conservação Federal.

A Usina Noronha Verde integra o Programa Mais por Noronha, um conjunto de ações que contempla mobilidade sustentável, inovação tecnológica e ampliação de fontes não poluentes de energia no território.

“A descarbonização da geração de energia da Ilha de Fernando de Noronha foi um compromisso assumido pela Neoenergia com toda a sociedade. A entrega da primeira fase da Usina Noronha Verde, dentro do prazo acordado com os governos Federal e Estadual, reitera o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.

"O dia de hoje marca o avanço na transição energética e na descarbonização de Fernando de Noronha. A Usina Noronha Verde anda ao lado do propósito do Governo de Pernambuco com a sustentabilidade, incentivando a geração de energia limpa. Um lugar só pode ser bom para os seus visitantes quando é bom para seus moradores. A Neoenergia Pernambuco é parceira do nosso governo nesse projeto que, com certeza, fará diferença na preservação do meio ambiente", destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Compartilhe

Tags