Pernambuco | Notícia

Morre bebê que estava em estado grave após deslizamento; já são cinco vítimas fatais no Grande Recife

Maria Helena da Silva, de 1 ano e seis meses, foi resgatada após o deslizamento de barreira atingir a casa onde morava. Mãe e irmão também faleceram

Por Mirella Araújo Publicado em 02/05/2026 às 12:30 | Atualizado em 02/05/2026 às 17:57

Clique aqui e escute a matéria

A bebê de 1 ano e 6 meses, Maria Helena da Silva, uma das vítimas do deslizamento de uma barreira ocorrido em Dois Unidos, no Recife, nessa sexta-feira (1º), não resistiu aos ferimentos e morreu.

A informação foi confirmada na manhã deste sábado (2) pelo Hospital da Restauração (HR), no Derby, onde a menina estava internada em estado grave após ser resgatada em meio aos escombros, que atingiu a residência da sua família.

Também moravam na casa, localizada na Segunda Travessa da Vertente do Lério, próxima à Rua Cavalcanti Petribu, o autônomo José Rodrigues da Silva Barbosa, de cerca de 30 anos, pai das crianças; a dona de casa Jaqueline Soares da Silva, de 24 anos, mãe; e o filho mais velho do casal, Riquelmy da Silva, de 7 anos.

A família havia recebido um alerta da Defesa Civil pelo celular, informando sobre o risco de deslizamento de barreira devido ao alto volume de chuvas. No entanto, ao se organizarem para deixar a casa, não houve tempo. Jaqueline e Riquelmy chegaram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta já sem vida. José também deu entrada na unidade unidade, onde foi avaliado e liberado. 

Em entrevista ao repórter Rodrigo de Luna, da TV Jornal, horas depois da tragédia, José Rodrigues explicou que tudo aconteceu muito rápido.

“A gente estava se preparando para sair quando apareceu o alerta no meu celular e no dela também. Inclusive, o meu celular estava com meu filho jogando. Quando ele viu, me levou para mostrar. Aí, quando vi o alerta e minha esposa também viu, a gente começou a se organizar para sair, mas não deu tempo”, relatou José, que teve as pernas presas sob os escombros. 

“Ele [Riquelmy] estava no quarto, onde tinha ido pegar a sandália. Ele estava no quarto. Aí foi pior para ele, porque a barreira desceu mais no lado onde ele estava, que era perto do banheiro”, disse o autônomo, emocionado.

Agora, sobe para cinco o número de mortes em decorrência dos deslizamentos. Em Olinda, uma mulher de 20 anos e um bebê de seis meses morreram após uma barreira deslizar e atingir cinco casas na comunidade do Alto da Bondade. Os corpos de Bruna Carine da Silva e Pietro da Silva Pimentel foram encontrados soterrados sob os escombros.

Morador denuncia falta de vistoria

Segundo José Rodrigues, os moradores já haviam solicitado a Defesa Civil a colocação de uma lona ou a construção de uma barreira no local.

"Ainda não tinha saído nada da barreira. Não tinha deslizado nada. Mas a gente solicitou à Defesa Civil que colocasse uma lona ou fizesse alguma intervenção na barreira e eles não fizeram nada. Queríamos pelo menos que fosse feita algum tipo de vistoria, que olhassem lá", denunciou.

No entanto, a equipe técnica teria dito que não havia perigo de deslizamento da barreira. "Disseram que não tinha perigo nenhum, que a barreira era baixa. Uma barreira dessa lá de cima do morro até embaixo, era baixa. Infelizmente não tava nem aí, né? Eles não estavam nem aí", disse José à TV Jornal.

Recife retorna ao Estágio de Atenção

O Centro de Operações do Recife (COP) informou que a cidade retornou ao Estágio de Atenção à 0h deste sábado, indicando melhora nas condições meteorológicas, embora ainda haja ocorrências e impactos na rotina urbana.

Nas últimas 48 horas, o acumulado de chuvas chegou a 185 mm no pluviômetro da Guabiraba, o que representa 64% do esperado para todo o mês de maio. A previsão é de chuva fraca ao longo do dia, e a maré atingiu seu ponto mais baixo às 10h16, com 0,28 m.

"Agora, realmente, a tendência é de melhora, né? Ainda de uma chuva pela manhã, o céu vai continuar nublado, mas a partir da tarde a condição é mais favorável, o sol deve aparecer e a gente deve começar a retomada dos serviços", explicou o Secretário-executivo do COP, Anderson Soares, em entrevista à Rádio Jornal.

"Nós, da prefeitura, vamos manter a intensificação no monitoramento nas áreas de risco e nos alagados, dando todo o suporte aos abrigos. A nossa expectativa é que, ao longo do final de semana e na segunda-feira, tudo caminhando bem, tudo esteja em sua normalidade", reforçou Anderson Soares.

A Defesa Civil do Recife recebeu 234 chamados desde ontem e pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, além do aplicativo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Contatos da Defesa Civil em caso de emergência

Abaixo, confira os telefones disponíveis para contato com as Defesas Civis do estado e dos principais municípios da Região Metropolitana do Recife.

Telefones da Defesa Civil de Pernambuco e da capital

  • Pernambuco – 199 ou (81) 3181-2490
  • Recife – 0800.081.3400

Municípios da Região Metropolitana

  • Jaboatão dos Guararapes – (81) 3461.3443 / (81) 99195.6655
  • Camaragibe – (81) 2129.9564 / (81) 99945.3015 / 153
  • Olinda – (81) 99266.5307 / 0800.081.0060
  • Paulista – (81) 99784.0270 / 3371.7992
  • Abreu e Lima – (81) 97347.2443
  • Moreno – (81) 98299.0974 / (81) 98128.2018
  • Araçoiaba – (81) 3543.8983
  • Cabo de Santo Agostinho – 0800.281.8531
  • Igarassu – (81) 99460.9073
  • Itamaracá – (81) 3181.2490 / 199
  • Ipojuca – (81) 99231.8607 (WhatsApp)
  • Itapissuma – (81) 98844.5216
  • São Lourenço da Mata – (81) 98338.5407

Compartilhe

Tags