Hospital Veterinário do Recife é ampliado e passa a contar com emergência 24 horas
Com investimento de R$ 3,5 milhões, a unidade amplia a oferta de serviços gratuitos e reforça a política municipal de proteção animal
Clique aqui e escute a matéria
O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo passou a operar com uma nova estrutura e atendimento de emergência 24 horas.
A ampliação foi inaugurada nesta quinta-feira (19) pela Prefeitura do Recife, com a presença do prefeito João Campos e do vice-prefeito Victor Marques.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, a unidade amplia a oferta de serviços gratuitos e reforça a política municipal de proteção animal.
A estrutura foi modernizada e ganhou novos espaços, além da ampliação do quadro de profissionais.
Atendimento emergencial contínuo
A partir de agora, o hospital oferece atendimento emergencial contínuo, incluindo cirurgias, internamentos e novos serviços especializados. Também houve expansão das áreas de diagnóstico, com exames de imagem e laboratoriais.
A unidade passa a contar com um bloco exclusivo para emergência, com triagem para classificação dos casos por nível de urgência.
O objetivo é dar mais agilidade ao atendimento e aumentar o número de consultas, já que antes a mesma equipe atendia casos emergenciais e eletivos.
Ampliação e reforço na estrutura
O ambulatório dispõe de quatro consultórios, enquanto a emergência conta com três salas exclusivas. O hospital também passa a operar com dois centros cirúrgicos, destinados a castrações e outros procedimentos.
Foram implantadas, ainda, salas de raio-x e ultrassonografia, além de novos leitos de internamento.
Com a ampliação, a expectativa é alcançar cerca de 20 mil procedimentos mensais, incluindo mais de 4 mil consultas, mais de 2 mil cirurgias e cerca de 10 mil exames.
O reforço na estrutura também inclui a contratação de mais de 50 profissionais, sendo 27 veterinários. Entre as especialidades disponíveis estão cardiologia, dermatologia, anestesia, cirurgia geral, clínica médica e diagnóstico por imagem. A previsão é incluir, em breve, cirurgias ortopédicas.
A parceria entre a Prefeitura do Recife, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a empresa Mars para a realização de castrações de animais adotados pelo programa AdotaPet. A iniciativa deve ampliar o número de procedimentos sem custos para o município.
Com a ampliação do hospital, o funcionamento do Castramóvel e a nova parceria, o Recife deve ultrapassar a marca de 2 mil castrações mensais.
Sistema integrado de atendimento
O hospital também passa a oferecer consultas dermatológicas e exames cardíacos, como eletrocardiograma, com previsão de inclusão de ecocardiograma.
Um sistema integrado de atendimento foi implantado para otimizar o fluxo entre triagem, consultas e procedimentos.
As consultas podem ser agendadas por telefone, de segunda a sexta-feira. O ambulatório funciona das 8h às 17h, com atendimento exclusivo para cães e gatos de tutores residentes no Recife.
Castramóvel
Além disso, também foi anunciado o início do Castramóvel, unidade itinerante que realizará até 600 castrações por mês em diferentes bairros da cidade.
O serviço começa a operar no dia 28 e também oferecerá vacinação antirrábica e orientações sobre cuidados com os animais.
Inaugurado em 2017, o Hospital Veterinário do Recife já realizou mais de 100 mil procedimentos, incluindo cirurgias, castrações, consultas e exames.
Com a nova estrutura, a expectativa é ampliar o acesso da população a serviços veterinários gratuitos e reduzir o tempo de espera por atendimento.