Entrega da orla do Recife é adiada e João Campos promete conclusão até setembro de 2026
Previsão inicial era que uma etapa fosse inaugurada a cada quatro meses. Promessa foi feita pelo prefeito dias após vitória nas eleições de 2024
Clique aqui e escute a matéria
Um novo prazo foi estabelecido para a entrega da nova orla do Recife. Em entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (19), o prefeito João Campos (PSB) garantiu que até o mês de setembro de 2026 o projeto será concluído e entregue à população.
A previsão inicial era que uma etapa da nova orla da capital pernambucana fosse inaugurada a cada quatro meses. A promessa foi feita pelo prefeito alguns dias após a vitória nas eleições de 2024, em entrevista ao SJCC.
“Vamos ter, a partir do início do ano que vem, o cheiro da nova orla no ar. De 4 em 4 meses tem uma etapa inaugurada”, disse Campos, no dia 10 de outubro do ano passado. Na ocasião, o prefeito afirmou, ainda, que o prazo de execução das obras seria de 18 meses, ou seja, terminaria em abril de 2026.
Uma das justificativas da gestão municipal para o atraso da primeira etapa da requalificação havia sido as fortes chuvas registradas no meio do ano, que influenciaram o ritmo de execução de alguns serviços.
De acordo com o prefeito, a gestão está concluindo as tratativas com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para fazer um trecho conector, que é a conexão de Pina com Brasília Teimosa.
“A gente já está com o projeto pronto e está esperando a aprovação final da SPU para fazer o Mercado do Peixe e o trecho conector”, afirmou.
Concessão
O prefeito do Recife também falou sobre a concessão da orla. A previsão é que a gestão municipal entregue à iniciativa privada os serviços de gestão, operação e manutenção da Orla Parque, com execução de obras e serviços de engenharia.
“Com a concessão, você pode melhorar a operação da orla: em vez de ter 60 contratos de concessionários diferentes, você tem um grande contrato de gestão da orla para fazer uma utilização dos espaços comerciais”, explicou.
João Campos garantiu que o projeto está sendo construído em diálogo com os quiosqueiros e que a empresa concessionária vai ter responsabilidade apenas pela área do calçadão. Ou seja, a Parceria Público-Privada (PPP) não deve interferir nos serviços da areia.
Saneamento
Durante a entrevista, o prefeito também falou sobre os serviços de saneamento realizados na orla do Recife. Segundo Campos, as intervenções devem garantir que os banheiros e quiosques tenham água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
Projeto Orla Parque
Com o objetivo de integrar as praias de Boa Viagem, do Pina e de Brasília Teimosa, transformando a orla em um parque linear, o Projeto Orla Parque conta com investimento de cerca de R$ 100 milhões para a execução das obras e prazo de 18 meses.
O projeto prevê a revitalização do calçadão, a construção de áreas de lazer, quadras poliesportivas e espaço para jogos de tabuleiro, além de outra Estação Praia Sem Barreiras e requalificação dos banheiros da orla.