É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, comandou prece no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação por ocasião do Dia Mundial das Comunicações, celebrado no próximo domingo (1º)
- TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Funcionários do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) participaram de um momento de fé na manhã desta sexta-feira (30). Acompanhado de uma comitiva, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, visitou a sede da empresa, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, para falar do 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo domingo, dia 1º de junho.
A visita contou com um momento de reflexão sobre a importância do papel da imprensa, promovendo a verdade, a esperança e o bem comum, sobretudo para aquelas pessoas que mais necessitam de ajuda. Escrita ainda pelo papa Francisco (que faleceu em 21 de abril deste ano), a mensagem deste ano reforça a necessidade de "desarmar a comunicação", como forma gerar esperança e não "medo e desespero, preconceitos e rancores".
Durante a visita, Dom Paulo Jackson refletiu sobre o tema e deu uma bênção especial aos funcionários e ao SJCC.
Visita da comitiva da Arquidiocese de Olinda e Recife à sede do SJCC, no Recife - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Anualmente, o titular da Arquidiocese de Olinda e Recife visita as sedes dos principais veículos de comunicação nesse período do ano para fortalecer os laços entre a Igreja Católica e todos aqueles que trabalham com a informação.