Jaboatão dos Guararapes registra oito deslizamentos de barreiras em 24h
Jaboatão dos Guararapes é a 4ª cidade do Brasil com mais pessoas vivendo em áreas de risco, com mais de 188 mil habitantes nessas regiões

Nas últimas 24 horas, o município do Jaboatão dos Guararapes registrou fortes chuvas, com acumulado de 146 milímetros. Ao todo, foram registrados oito deslizamentos de barreiras, sem vítimas.
Os locais afetados foram Jardim Jordão, Socorro e Zumbi do Pacheco, com dois deslizamentos cada, e Muribeca e Vila Rica, com um cada.
Em uma das ocorrências em Jardim Jordão, um poste foi empurrado pela barreira e obstruiu a saída de uma residência. A Neoenergia Pernambuco foi acionada pela Defesa Civil, que encaminhou a família para a casa de parentes.
Outra família foi encaminhada para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cajueiro Seco, que está sendo usado como abrigo para famílias atingidas pelas chuvas. Elas recebem alimentação, banho, dormitório e atividades recreativas para as crianças.
Nesta quarta-feira (21), o prefeito Mano Medeiros se reuniu com os secretários municipais para coordenar ações conjuntas e minimizar os danos causados pelo acúmulo de chuva na cidade.
"Estamos passando por um forte período chuvoso, por isso estamos mobilizando as equipes da Defesa Civil, com a Regionalização e secretarias municipais, para prestar atendimento e acolher os moradores que necessitarem de ajuda ou de abrigo", reforçou o prefeito de Jaboatão.
De acordo com a Defesa Civil do município, em boletim divulgado no dia 15 de maio, outros cinco deslizamentos de barreira foram registrados e os bairros de Jardim Jordão, Muribeca, Zumbi do Pacheco e Vila Rica já tinham sido afetados. Além deles Sucupira também teve deslizamentos. Não houve vítimas em nenhum dos casos.
Ações preventivas
O secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Elton Moura, destacou que a prefeitura tem uma programação para intervenções em áreas de morros, mas elas não são feitas em período de chuva, pois precisam de tempo para se solidificarem.
Segundo o secretário, cada região precisa de um projeto específico a ser estudado e a gestão municipal tem buscado recursos junto ao Governo Estadual e Federal. Até o momento, foram captados R$ 150 milhões para investimento em muro de arrimo.
Jaboatão dos Guararapes é a 4ª cidade do Brasil com mais pessoas vivendo em áreas de risco. De acordo com levantamento da Casa Civil e pelo Ministério das Cidades, 29,2% dos habitantes do município - mais de 188 mil pessoas - moram em locais suscetíveis ao risco.
Em agosto de 2024, a Prefeitura de Jaboatão recebeu um levantamento preliminar das áreas de riscos do município, integrando a primeira etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
Os resultados apontaram o aumento de 101 pré-setores de risco no território em relação a 2006, quando o último levantamento havia sido realizado, totalizando 397 áreas de potencial ocorrência.
O levantamento teve como critérios o histórico de ocorrências, alta vulnerabilidade social e construtiva, suscetibilidade a ocorrência e moradias precárias. Veja os bairros que concentram mais áreas de risco:
- Curado
- Cavaleiro
- Dois Carneiros
- Muribeca
- Vila Rica
- Santo Aleixo
- Floriano
- Jaboatão Centro
- Comportas
- Marcos Freire
- Cajueiro Seco
- Jordão
A Defesa Civil reforça que, em casos de registro de ocorrências ou necessidade de abrigo, está de prontidão pelos telefones: 99195-6655 (WhatsApp) e 0800-281-2099. O atendimento é feito 24h.