CHUVAS | Notícia

CHUVAS: Apac mantém alerta de chuvas moderadas a fortes em Pernambuco; confira a previsão do tempo

Em meio à previsão de chuvas, governo e municípios discutem ações integradas

Por Cássio Oliveira Publicado em 18/05/2025 às 23:52

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) manteve, neste domingo (18), o estado de atenção para áreas de Pernambuco devido à previsão de novas pancadas de chuva entre a noite deste domingo e a segunda-feira (19).

A previsão indica precipitações de intensidade moderada a forte na Mata Sul e no Agreste, com possibilidade de chuvas moderadas, pontualmente fortes, também na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo a Apac, um canal de umidade, influenciado por um sistema frontal, permaneceu estacionário ao longo do domingo na divisa entre Pernambuco e Alagoas. Esse sistema tem provocado volumes significativos de chuva nas duas regiões. Na Mata Sul e em áreas do Agreste, os acumulados já ultrapassam os 50 mm.

A previsão para as próximas 24 horas, conforme o novo alerta da agência, é de continuidade desse padrão, com o sistema mantendo-se ativo. Os efeitos podem atingir também a borda da RMR.

Diante do cenário, o Governo de Pernambuco realizou uma nova reunião de monitoramento na noite deste domingo (18) com os prefeitos da Região Metropolitana, da Zona da Mata Sul e do Agreste. O encontro, conduzido de forma virtual, abordou as condições climáticas e o alinhamento de ações preventivas com as prefeituras.

“Nós estamos nos antecipando e orientando os municípios para mitigar os possíveis eventos que podem ocorrer em decorrência das chuvas. A sala de situação segue monitorando por 24 horas todas as regiões do Estado, sobretudo a Região Metropolitana e a Zona da Mata Sul. Neste domingo, a Apac também incluiu o Agreste no aviso meteorológico e, por isso, convocamos os prefeitos para receberem orientações dos órgãos competentes”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

Durante o encontro, a Apac detalhou o comportamento do sistema atmosférico e reforçou a necessidade de atenção das gestões municipais. O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Clóvis Ramalho, orientou os prefeitos sobre medidas de prevenção e destacou que o Estado segue em alerta. “Temos feito cursos de capacitação para que as Defesas Civis dos municípios estejam atentas à gestão de risco e ao gerenciamento de desastres. Também alertamos para o cadastramento da população que mora em áreas de risco, a fim de garantir que recebam comunicados dos órgãos competentes”, explicou.

A Apac recomenda que a população acompanhe os canais oficiais de comunicação e siga as orientações das Defesas Civis locais. O estado permanece em atenção máxima, especialmente nas regiões com histórico de deslizamentos e alagamentos.

A Agência também divulgou a Tábua de Marés no Recife; confira:

Baixa-mar: 02h10 – 0,8 m

Preia-mar: 08h31 – 1,8 m

Baixa-mar: 14h59 – 0,6 m

Preia-mar: 21h23 – 1,7 m

Compartilhe