Como está a chuva no Recife? Veja previsão do tempo para esta quinta-feira (15)
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo em diversas cidades pernambucanas devido à intensidade das chuvas nesta quinta

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuvas na Região Metropolitana do Recife e na zona da Mata de Pernambuco nesta quinta-feira (15) e na próxima sexta-feira (16).
O Instituto emitiu um alerta de nível laranja na última quarta-feira (14) devido às intensas precipitações. Na manhã desta quinta, o aviso de perigo foi estendido até às 23h59 da sexta.
De acordo com o comunicado, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros ou 50 a 100 milímetros por dia. Esse nível indica risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
O alerta vale para:
- Abreu e Lima;
- Aliança;
- Araçoiaba;
- Cabo de Santo Agostinho;
- Camaragibe;
- Chã de Alegria;
- Condado;
- Escada;
- Goiana;
- Igarassu;
- Ilha de Itamaracá;
- Ipojuca;
- Itambé;
- Itapissuma;
- Itaquitinga;
- Jaboatão dos Guararapes;
- Moreno;
- Nazaré da Mata;
- Olinda;
- Paudalho;
- Paulista;
- Recife;
- Rio Formoso;
- São José da Coroa Grande;
- São Lourenço da Mata;
- Sirinhaém;
- Tamandaré;
- Tracunhaém;
- e Vitória de Santo Antão.
A previsão também vale para a zona da Mata da Paraíba e do Leste do Rio Grande do Norte. "Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades", recomenda o instituto.
Onde mais choveu
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) também entrou em estado de atenção na última quarta, indicando chuvas de intensidade moderada e pontualmente forte ao longo desta quinta-feira (15).
A previsão do tempo para a Região Metropolitana, zonas da Mata e Agreste nesta quinta-feira é de tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de moderada a forte ao longo do dia. O mesmo vale para a sexta-feira.
De acordo com o órgão, Jaboatão dos Guararapes foi a cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas. Veja os níveis:
- Jaboatão dos Guararapes - 161.2 mm;
- Recife - 134.8 mm;
- Olinda - 125.3 mm;
- Cabo de Santos Agostinho - 124.6 mm;
- Goiana - 117.6 mm
No Recife, duas pessoas morreram vítimas de descarga elétrica em um alagamento no bairro da Imbiribeira. A cidade também acumula vários pontos de alagamento. A prefeitura renovou o "estágio de atenção" e orienta a população a permanecer em casa.
Na manhã desta quinta-feira, as aulas foram suspensas na rede estadual de ensino e em várias redes municipais. Instituições de ensino superior também cancelaram as atividades.
Recomendações
O Inmet recomenda que a população evite o mau tempo e observe possíveis alterações nas encostas. A orientação é de que, caso seja possível, aparelhos elétricos sejam desligados da tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193). No Recife, o telefone da Defesa Civil é 0800.081.3400.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />