PROGRAMAÇÃO | Notícia

Evento gratuito de autocuidado para mães e gestantes acontece no Recife e recebe inscrições até este domingo (4)

Projeto tem o objetivo de promover saúde e bem estar para as pessoas que exercem a função de maternidade e cuidado cotidianamente

Por Laís Nascimento Publicado em 03/05/2025 às 13:07

O Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha Joana Bezerra, vai receber, no dia 11 de maio, às 8h, o evento “Maternar a si: arte para quem cuida”. Com programação gratuita, a iniciativa é voltada para o autocuidado e a promoção da saúde de mães e gestantes de 18 a 50 anos.

Ao todo, 30 mulheres serão contempladas com atividades que vão de massagens relaxantes a oficina de yoga e dança com os fundamentos da Dança do Ventre e do Twerk. As inscrições vão até o próximo domingo (4), através do link.

O projeto é idealizado pela professora de danças pélvicas e produtora cultural Júlia Lucas e tem o objetivo de promover saúde e bem estar para as pessoas que exercem a função de maternidade e cuidado cotidianamente.

As atividades contam com café da manhã incluso e também recebem participantes com crianças de 3 a 12 anos, oferecendo o serviço de recreação.

Das 30 vagas ofertadas, 15 são exclusivas para mulheres negras (pretas e pardas) ou indígenas, 5 para mães atípicas e 5 para mulheres com deficiência. Haverá intérpretes de Libras presentes em todas as oficinas do evento.

“Espera-se que, ao fim das atividades, as participantes possam retornar para suas residências e rotinas sentindo-se valorizadas, cuidadas e energizadas após um tarde inteira onde elas foram o foco da atenção e do cuidado, revertendo a lógica predominante em suas rotinas”, destaca Júlia Lucas.

Conheça as oficinas

Yoga para Mães - Cris Queiroz

Exercícios de respiração e alongamento para preparação do corpo e aumentar a consciência da capacidade pulmonar e respiratória das participantes, seguindo com a prática de asanas (posturas) com foco em aterramento, força interna e equilíbrio. Também haverá um trabalho da região pélvica, direcionando também para a expansão criativa e abertura torácica. Relaxamento final com meditação e prática de introspecção induzida.
Cris Queiroz é professora de Yoga formada pela Pura Luz Osho Centre e pela Yin Yang Vinyasa Yoga School. Idealizadora do Projeto de viagens e imersões Transbordar, que tem foco no Yoga e processos de autoconhecimento como técnicas de limpezas energéticas e meditativas. Atua na área há mais de 6 anos.

Rebolar é Medicinal - Monique Xavier

Propõe a investigação e a conscientização pélvica através de perspectivas decoloniais e o cultivo da saúde através da ciência do rebolado, com base na Dança do Ventre.
Monique Xavier é artista, professora de dança, performer, doula, graduada em bacharelado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE), terapeuta integrativa, pesquisadora, integrante do grupo de samba de coco Semente de Maracá e do movimento Wayrakuna de indígenas mulheres.

Querida Pelve - Briê Silva

Mergulha no movimento pélvico através da dança.
Briê Silva é Diretora da Twerk Recife, primeira escola de Twerking em Pernambuco criada em 2018, uma das gestoras do Espaço Flor de Luanda, estudante do curso de Licenciatura em dança na UFPE. Atua como professora de Twerking e Brega funk de forma nacional e internacional e com oficinas de saúde pelo movimento pélvico. É dançarina profissional na área das danças urbanas há 10 anos e atualmente faz produção e direção executiva em eventos educativos na área das danças pélvicas e também no audiovisual.

Compartilhe