DEVOÇÃO | Notícia

Fé e tradição marcam abertura da 368ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres com procissão e missa campal

Dom Marcos Ferreira do Carmo, em sua homilia, destacou o simbolismo do Domingo da Ressurreição

Por JC Publicado em 20/04/2025 às 22:15

A abertura da 368ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres reuniu centenas de fiéis, nesse domingo (20), em uma grande demonstração de fé e devoção no Monte Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. A celebração teve início com a tradicional procissão, que partiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Cajueiro Seco, e percorreu cerca de três quilômetros até o santuário da padroeira.

No destino, os devotos participaram de uma missa campal presidida por Dom Marcos Ferreira do Carmo. Em sua homilia, o bispo destacou o simbolismo do Domingo da Ressurreição. “A nossa alegria pela ressurreição de Jesus. Estamos celebrando hoje o Domingo da Ressurreição”, afirmou.

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres tem raízes profundas em Pernambuco, especialmente em Jaboatão dos Guararapes. A santa é associada à alegria espiritual trazida pela ressurreição de Cristo e à proteção dos lares.

Sua festa, celebrada desde o século XVII, é considerada uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil, reunindo não apenas moradores locais, mas também romeiros de diversas regiões do estado, que sobem o monte como forma de agradecimento e fé.

Edilson Júnior/Assessoria do Jaboatão
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão - Edilson Júnior/Assessoria do Jaboatão

Entre os participantes da festividade, estavam o prefeito Mano Medeiros e a primeira-dama Andrea Medeiros, que este ano foi madrinha do andor da padroeira. Ao final da celebração, o gestor municipal desejou uma feliz Páscoa à população e destacou o momento de união e reflexão vivenciado durante a abertura dos festejos.

Compartilhe