MEMÓRIA | Notícia

Em solenidade na Alepe, deputado Antônio Coelho presta homenagem às vítimas do Holocausto

O 8 de abril é celebrado oficialmente pelo Estado de Israel e comunidades judaicas como lembrança ao levante armado do "Gueto de Varsóvia", de 1943

Por JC Publicado em 08/04/2025 às 21:53

O deputado estadual e secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antônio Coelho (União Brasil), prestou homenagem na noite desta terça-feira (8) ao povo judeu e às vítimas do holocausto, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

"Esta iniciativa foi de minha autoria e foi um momento de memória, respeito e compromisso com a liberdade religiosa e os direitos humanos. Pernambuco tem uma ligação histórica profunda com o povo judeu. Foi no Recife que surgiu a primeira comunidade judaica das Américas e onde foi construída a primeira sinagoga do continente: a Kahal Zur Israel. Um símbolo de resistência, fé e contribuição para a nossa cultura", disse o deputado em seu discurso.

Na data de 8 de abril é celebrada oficialmente pelo Estado de Israel e pelas comunidades judaicas espalhadas pelo mundo, como uma lembrança e um tributo ao levante armado do “Gueto de Varsóvia”, de 1943, um marco da resistência judaica contra o nazismo.

"É necessário manter viva a memória do Holocausto e também manter viva a defesa da liberdade, da tolerância e da democracia. Nossa defesa é para que as histórias daqueles que resistiram e daqueles que partiram nunca sejam esquecidas. Seguimos vigilantes para que o respeito às diferenças seja sempre maior do que qualquer forma de intolerância. Que nunca falte memória, coragem e humanidade", frisou Antônio Coelho.