PREVENÇÃO | Notícia

Agentes da Defesa Civil de Pernambuco são capacitados para uso de nova ferramenta de alertas de desastres

Defesa Civil Alerta chega ao estado em maio e possibilita o envio de mensagens emergenciais para os celulares da população em áreas de risco iminente

Por Laís Nascimento Publicado em 07/04/2025 às 10:33

O sistema Defesa Civil Alerta (DCA) vai chegar a Pernambuco no mês de maio, com o objetivo de proteger a população e reforçar a proteção contra possíveis desastres naturais com a emissão de alertas emergenciais.

Para capacitar os agentes pernambucanos para a utilização do DCA, o Governo do Estado promoveu um treinamento em parceria com o Governo Federal na última semana, com a presença da equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, responsável por nacionalizar a utilização do sistema, já em funcionamento no Sul e Sudeste do país.

Além da capacitação técnica dos agentes, o Governo de Pernambuco também está investindo na conscientização da população sobre a nova ferramenta.

"É fundamental que a população conheça essa nova ferramenta, saiba identificar os riscos e entenda quais medidas tomar para garantir sua segurança. Nosso principal objetivo com o Defesa Civil Alerta é salvar vidas", enfatizou Izabella Rufino, representante da Defesa Civil Nacional.

Como vai funcionar o DCA

Inicialmente, a operação da ferramenta ficará sob responsabilidade da Defesa Civil do estado, para que, gradualmente, os municípios passem a administrá-la.

Ela possibilita o envio de mensagens emergenciais para os celulares da população em áreas de risco iminente, como deslizamentos de terra, enxurradas e enchentes.

O sistema é gratuito, não necessita de cadastro prévio e o alerta é enviado automaticamente para celulares Android ou IOS com tecnologia 4G ou 5G que estiverem em regiões afetadas.