Árvore cai, fere mulher, derruba postes e destrói quiosques em frente à UFRPE, no Recife
Árvore estaria oca por dentro e sob risco de desabamento. Situação já tinha sido alertada. A mulher teve ferimentos leves e estava na parada de ônibus

Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal
A queda de uma árvore deixou uma mulher ferida e provocou prejuízos materiais a diversas pessoas na manhã deste domingo (06/4), em Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. A árvore, que estaria oca por dentro, derrubou três quiosques, quatro postes de iluminação pública e atingiu um carro que estava estacionado na rua Manuel de Medeiros, em frente ao Departamento de Ciências do Consumo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A mulher teve ferimentos leves. Segundo testemunhas, ela estaria na parada de ônibus, quando a árvore desabou, um pouco depois das 8h. A ventania na manhã de domingo teria forçado a queda, mas, segundo os barraqueiros, a árvore já estava dando sinais do comprometimento do tronco. E tanto a UFRPE e a Prefeitura do Recife teriam sido informados.
À TV Jornal, testemunhas comentaram que, por sorte, a queda aconteceu num domingo. Porque se fosse em um dia útil, o estrago seria ainda maior, inclusive com mais pessoas feridas. Quem teve prejuízos materiais estava revoltado.
Em entrevista ao G1 Pernambuco, George Sales Monteiro, dono do quiosque mais atingido, disse não saber como vai retomar o trabalho. Ele trabalha no local há quatro anos servindo almoço e lanches para alunos e servidores da UFRPE.
Ele estima que o prejuízo esteja em torno de R$ 15 mil. Entre as perdas, estão dois freezers, um micro-ondas, um forno elétrico e toda a estrutura física do local, que foi destruída. Sem saber quando poderá retomar as atividades, também não tem clareza sobre como conseguirá reconstruir o que foi perdido.
Após o desabamento, o local foi isolado por diversos órgãos públicos e pela Neoenergia. A árvore estava sendo retirada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Neoenergia estava fazendo a substituição dos postes.


Por nota, a UFRPE disse que deu suporte às vítimas, mas que a queda da árvore aconteceu em via pública e, não, na área da universidade.
“A Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco informa que, ao tomar conhecimento sobre a queda da árvore na Rua Dom Manoel de Medeiros, imediatamente acionou as equipes dos Bombeiros, da CTTU, da Neoenergia e da Emlurb, autoridades competentes para resolver a questão. As equipes chegaram ao local tão logo foram acionadas para tomar todas as providências necessárias.
A UFRPE destaca que o acidente com a árvore se deu em via pública e não dentro da área do campus, cabendo à Instituição convocar os responsáveis e fazer os acompanhamentos necessários”.
Já a Emlurb, afirmou apenas que estava providenciando a retirada da árvore, sem fazer referência à responsabilidade pelo prejuízo das pessoas.