ILHA DE ITAMARACÁ | Notícia

"Dia que vai ficar na história do Litoral Norte", celebra prefeito de Itamaracá sobre desativação do presídio

Historicamente, a Ilha de Itamaracá teve o seu apelo turístico e imobiliário impactado pela construção de unidades prisionais na região litorânea

Por JC Publicado em 01/04/2025 às 21:24 | Atualizado em 02/04/2025 às 8:54

O prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão (PSDB), usou as redes sociais para expressar o seu contentamento com a decisão do governo de Pernambuco de retirada da Penitenciária Barreto Campelo da ilha turística do Litoral Norte. Segundo o gestor, esta terça-feira (1º ) passou a ser a data mais importante do município. 

"Pessoal da Ilha de Itamaracá, acho que hoje é o dia mais importante de nossa ilha. Dia que vai ficar na história do litoral norte. Estamos tendo o prazer e agradecendo à governadora mais uma ação em nosso município, que foi a retirada do Presídio Barreto Campelo", disse o prefeito, em uma postagem.

ITAMARACÁ SEM PRESÍDIO 

Historicamente, a Ilha de Itamaracá teve o seu apelo turístico e imobiliário impactado pela construção de penitenciárias na região (Professor Barreto Campelo e Agroindustrial São João).  "A retirada do Presídio Barreto Campelo marca um dia histórico para a nossa ilha. É um momento de renovação e mudanças positivas para a nossa cidade. A saída do presídio é um passo importante para o desenvolvimento de Itamaracá", informa trecho da postagem do gestor. 

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP), a Barreto Campelo foi inaugurada em 13 de dezembro de 1973, desempenhando papel relevante do sistema prisional da RMR por mais de cinco décadas, sendo a única penitenciária masculina de regime fechado localizada em Itamaracá.

 

Compartilhe