Como evitar incêndios em casa: revisão das instalações elétricas evita acidentes
Não usar "T", substituir produtos com falhas e verificar o quadro de distribuição são algumas ações para evitar curtos-circuitos em residências

A manutenção regular das instalações elétricas residenciais é essencial para garantir a segurança dos moradores e evitar acidentes como curtos-circuitos, danos a eletrodomésticos e até incêndios.
"A qualidade das instalações elétricas e a condição dos equipamentos precisam ser verificadas. Se estão em bom funcionamento, não estão dando choque e estão bem acondicionados. Além disso, é fundamental verificar se uma tomada ou interruptor está em uma parede molhada ou com infiltração, para evitar choques", afirma Eudes Oliveira, gerente de saúde e segurança da Neoenergia Pernambuco.
Recentes ocorrências em Pernambuco, envolvendo incêndios em imóveis, reforçam a importância da revisão cuidadosa da rede elétrica nas residências.
Para quem mora no litoral, atenção é redobrada
Para as residências em cidades litorâneas, como Recife, a recomendação é que a revisão da rede elétrica seja realizada com maior frequência devido à ação da umidade, que pode acelerar o desgaste dos materiais.
Além disso, a troca de lâmpadas convencionais por modelos LED é uma medida que não só melhora a eficiência energética, mas também reduz o impacto ambiental.
Como fazer uma revisão elétrica?
- Evitar o uso de “T” ou “benjamins” para conectar múltiplos equipamentos. O recomendado é usar uma régua de tomada tipo filtro de linha com potências compatíveis;
- Verificar o quadro de distribuição, conferindo se a quantidade de circuitos é adequada à demanda e se há falhas nos terminais;
- Inspecionar cabos, tomadas e interruptores para garantir que todos os componentes estão em bom estado;
- Identificar e substituir produtos que apresentem falhas ou sinais de desgaste;
- Testar todas as instalações e verificar se estão de acordo com as normas ABNT NBR 5410 (baixa tensão) e ABNT NBR 14039 (média tensão).
Profissionais habilitados
Em caso de dúvidas, um profisional sempre deve ser acionado. Embora a manutenção preventiva seja essencia, a revisão realizada por um especialista permite a detecção precoce de falhas no sistema elétrico, como cabos dimensionados incorretamente, circuitos mal projetados ou equipamentos de proteção inadequados.
O profissional deve seguir rigorosamente as normas regulamentadoras brasileiras, garantindo que todos os componentes da instalação estejam em conformidade.
Saiba como acessar nossos canais e acompanhar todas as notícias
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />