PATRIMÔNIO | Notícia

Após meses de funcionamento reduzido, mais de R$ 3 milhões serão investidos no restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio

Por mais de dois meses, funcionários da igreja tombada precisaram utilizar cabo de vassoura para ligar quadro de distribuição de energia

Por Laís Nascimento Publicado em 03/09/2024 às 14:05

Após mais de dois meses com funcionamento reduzido devido a problemas com a energia elétrica, a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada na área central do Recife, deve começar a ser restaurada. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou nesta terça-feira (3/9) a ordem de serviço para as obras, a ser executada por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no valor de R$ 3,4 milhões. Os recursos são do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Iphan), por meio do Novo PAC.

Apesar de tombado em nível federal, o monumento religioso de oito altares enfrentava problemas com a energia elétrica desde o mês de junho. As missas das 17h30 não estavam sendo realizadas durante a semana e aos sábados e domingos, o padre, Roberto Nogueira, e o sacristão, Cláudio Matos, estavam ligando o quadro de distribuição de energia utilizando o cabo de vassoura para evitar choques elétricos.

Para a realização das obras, a matriz deve ficar fechada por 13 meses. De acordo com a Arquidiocese, toda a atividade religiosa será feita na lateral do templo.

“A restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, além de valorizar nosso patrimônio, também reforça, junto com outras ações, a requalificação do Centro do Recife, para que nossa capital seja um lugar bom para frequentar, seja para lazer, trabalho ou turismo”, destacou Raquel Lyra.

Serão restaurados os bens móveis e integrados da igreja, nos espaços da nave: forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e sub-coro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.

Guga Matos/JC Imagem
Igreja Matriz de Santo Antônio estava com funcionamento reduzido há mais de dois meses - Guga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC Imagem
Igreja Matriz de Santo Antônio estava com funcionamento reduzido há mais de dois meses - Guga Matos/JC Imagem
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Igreja Matriz de Santo Antônio estava com funcionamento reduzido há mais de dois meses - GUGA MATOS/JC IMAGEM

“É uma satisfação enorme ver um projeto desse se concretizando, tanto pelo valor sentimental, por se tratar de uma Igreja que é o coração do Recife, mas também pela boa utilização de recursos”, afirmou o superintendente do Iphan em Pernambuco, Gilberto Sobral.

Após a assinatura da ordem de serviço, o grupo de trabalho formado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe se reuniram para tratar da reconstrução do Santuário do Morro de Nossa Senhora da Conceição. A governadora Raquel Lyra assegurou a reconstrução do templo por meio de Termo de Fomento.

Compartilhe