PATROCINADA

Novo Mestrado Profissional em Direito e Inovação da Unicap

O mestrado em Direito e Inovação proporciona uma experiência de ensino onde os estudantes vão identificar os problemas nas instituições que já atuam e trabalhar nas soluções.

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 09/09/2022 às 14:52 | Atualizado em 19/09/2022 às 15:51
Patrocinada
X

O Mestrado Profissional em Direito e Inovação é focado no desenvolvimento de habilidades e competências para a inovação social e tecnológica. O mestrado da Universidade Católica de Pernambuco tem uma proposta avançada e inovadora no processo formativo. Qualquer pessoa pode se inscrever no mestrado, independente do curso da sua primeira graduação.

Com duração de 24 meses, a formação consiste em proporcionar aos discentes uma experiência de ensino diferente, onde os estudantes vão identificar os problemas, dentro das instituições em que já atuam, seja no serviço público ou privado, entender o que pode ser melhorado e trabalhar nas soluções. Nesta proposta formativa, o objetivo é inovar no “como fazer”.

Para explicar o processo de construção do novo mestrado, Lívia Barros, coordenadora do novo Mestrado Profissional em Direito e Inovação, e Karina Vasconcelos, diretora da Escola de Ciências Jurídicas, conversaram com a colunista de educação, Margarida Azevedo, ao vivo no programa da TVJC sobre os detalhes do curso.

“A Universidade Católica de Pernambuco tem a meta de se desenvolver na inovação, em todas as suas áreas, e uma das áreas é dentro da Escola de Ciências Jurídicas. Então, pensar a inovação não era exclusiva pensar apenas do ponto de vista acadêmico, formativo, dentro da graduação ou da pós-graduação, mas também pensar as necessidades sociais, comunitárias, no mercado de trabalho e entender onde a Universidade pode melhor prestar a sua atividade formativa e ampliar o universo de formação”, afirma Karina Vasconcelos.

Durante os dois anos de formação, os discentes vão produzir um projeto, baseado em metodologias ativas, para o desenvolvimento de competências e habilidades a fim de construir soluções e um projeto inovador para ser aplicado nessas instituições.

Sharon Baptista/JC360
Bastidores do TVJC da quinta-feira, (8), nos estúdios do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. - Sharon Baptista/JC360

“Esse Mestrado Profissional surge de uma demanda social, ele nasce conveniado com instituições fundamentais para o processo de justiça. O Mestrado Profissional em Direito e Inovação é criado a partir de uma demanda e ele precisa trazer uma resposta, que será o desenvolvimento de um produto inovador”, afirma Lívia Barros.

Lívia Barros é a pessoa responsável, junto com Karina Vasconcelos, para subscrever o Aplicativo para os Novos Cursos (APCN) e submeter ao MEC junto à Capes. Assim que o curso for aprovado, as inscrições estarão abertas para a primeira turma. A previsão é em 2023.

Convênios foram assinados e parcerias firmadas com várias instituições que apoiam a criação do Mestrado Profissional, são elas: as escolas judicias do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Defensoria do Estado ESA/OAB-PE. Além da Defensoria do Estado, Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife. 

Tags

Autor